Os preços da manteiga estão a explodir na Rússia: a economia de Putin em crise!
A economia da Rússia está a sofrer as sanções ocidentais, que estão a conduzir a aumentos drásticos dos preços da manteiga e de outros alimentos.
Os preços da manteiga estão a explodir na Rússia: a economia de Putin em crise!
Fazer compras na Rússia torna-se um desafio! Os preços da manteiga, em particular, estão a disparar, o que tem consequências dramáticas para a população. As sanções ocidentais impostas em resposta à guerra na Ucrânia mostram agora os seus efeitos devastadores. Para privar a Rússia dos meios financeiros para continuar a guerra, foram tomadas medidas rigorosas, incluindo a proibição das importações de diamantes russos e um limite máximo do preço do petróleo de 60 dólares por barril. Estas sanções afectaram gravemente as vendas na Rússia, tais como Mercúrio relatado.
A situação é alarmante: desde o início de 2024, o preço da manteiga aumentou quase 25 por cento, e para uma determinada marca até 34 por cento, para 239,96 rublos por pacote, o que corresponde a cerca de 2,23 euros. Esta explosão de preços levou a um aumento dos roubos nos supermercados, à medida que muitos consumidores tentam garantir a cara manteiga. Para combater isso, algumas lojas já implementaram precauções de segurança que normalmente só se aplicam a itens de luxo, como caviar ou bebidas alcoólicas premium.
A crise da manteiga e suas causas
A Rússia é tradicionalmente um país importador de manteiga, com importações no valor de 163 milhões de dólares em 2022, enquanto as exportações foram de apenas 10,2 milhões de dólares. A Argentina foi o principal fornecedor, mas as sanções ocidentais restringiram severamente as importações. Alto HNA As exportações de manteiga da América Latina caíram de 25 mil toneladas em 2014 para apenas 2.800 toneladas. A autoridade russa Rosselkhoznadzor também apontou problemas na cadeia de abastecimento e a falta de acordos entre empresas.
A inflação na Rússia também é preocupante. Em Setembro de 2024, a taxa de inflação era de quase 9,8 por cento, enquanto o banco central visa uma meta de apenas quatro por cento. Esta inflação elevada levou o banco central a aumentar a taxa de juro directora para um máximo histórico. Os economistas alertam que a economia russa poderá sobreaquecer devido à mudança para uma economia de guerra. Apesar dos números de crescimento estáveis no início de 2024, este não é um crescimento sustentável e o banco central previu uma desaceleração significativa.
A busca desesperada da Rússia por novas exportações
Para estabilizar os preços da manteiga, a Rússia depende agora de novas exportações. As autoridades estão a acompanhar de perto a situação do mercado e a tentar garantir que a guerra na Ucrânia não afecte ainda mais a vida quotidiana das pessoas. Esperam-se remessas maiores da Turquia, do Irão e da Índia para garantir o abastecimento de manteiga. Estas medidas são urgentemente necessárias porque as sanções estão a forçar o Presidente Vladimir Putin a escolher entre bens essenciais e despesas militares. Como observou o serviço diplomático da União Europeia no verão de 2022, Putin está numa situação cada vez mais tensa.
A situação na Rússia é tensa e a população sente os efeitos das sanções diretamente nas suas carteiras. A questão que permanece é quanto tempo a economia russa consegue suportar esta pressão e que medidas adicionais precisam de ser tomadas para garantir o fornecimento de bens essenciais.