A economia da China no Ano do Dragão: Esperança apesar das fraquezas e desafios - Um especialista financeiro relata os desenvolvimentos atuais.
Segundo um relatório do www.merkur.de, a economia chinesa está a enfraquecer no início do Ano do Dragão. Apesar do aumento do crescimento de 5,2 por cento em 2023, espera-se um crescimento de apenas 4,5 por cento este ano. Os problemas incluem o declínio das taxas de natalidade, o desemprego juvenil e o investimento directo estrangeiro, que está a diminuir. Os problemas da China têm efeitos de longo alcance no mercado global. Com a expectativa de que o crescimento diminua para apenas 3,4% em 2028, as empresas ocidentais, em particular, procurarão alternativas para os seus investimentos. Esta situação já se reflecte numa queda de 8 por cento do investimento directo estrangeiro no mercado chinês...

A economia da China no Ano do Dragão: Esperança apesar das fraquezas e desafios - Um especialista financeiro relata os desenvolvimentos atuais.
Segundo um relatório do www.merkur.de, a economia chinesa está a enfraquecer no início do Ano do Dragão. Apesar do aumento do crescimento de 5,2 por cento em 2023, espera-se um crescimento de apenas 4,5 por cento este ano. Os problemas incluem o declínio das taxas de natalidade, o desemprego juvenil e o investimento directo estrangeiro, que está a diminuir.
Os problemas da China têm efeitos de longo alcance no mercado global. Com a expectativa de que o crescimento diminua para apenas 3,4% em 2028, as empresas ocidentais, em particular, procurarão alternativas para os seus investimentos. Esta situação já se reflecte numa queda de 8 por cento do investimento directo estrangeiro no mercado chinês em 2023.
As opções de financiamento da China também são limitadas, uma vez que o rácio da dívida pública atingiu um recorde de 55,9 por cento em 2023. Os esforços do governo para investir em novos sectores económicos valeram a pena, especialmente na área das energias renováveis. Com um crescimento do investimento de 40%, para 6,3 mil milhões de yuans em 2023, estes sectores contribuem significativamente para o crescimento económico geral.
Apesar destes desafios, as empresas devem continuar a monitorizar o mercado chinês. Apesar do crescimento reduzido, a China continua a ter grande importância devido ao seu tamanho e enorme potencial de mercado. Contudo, não se pode presumir neste momento um crescimento elevado e dinâmico. A actual instabilidade económica da China fez com que muitas empresas procurassem novas localizações.
Embora a situação da economia chinesa seja actualmente difícil, ainda há esperança em áreas como as energias renováveis, que estão a receber grandes investimentos. Em última análise, o maior desenvolvimento da economia chinesa será crucial para o mercado global.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de