Aumento significativo no consumo de energia para aquecimento: como reduzir custos
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, os dados de consumo atuais do fornecedor de serviços de energia ista mostram que o consumo de energia para aquecimento das famílias, ajustado às condições meteorológicas, aumentou doze por cento em comparação com o mesmo período do ano passado. Isto poderia levar a contas de aquecimento significativamente mais elevadas para muitas famílias. Segundo o chefe do ista, Hagen Lessing, o aumento do consumo pode ser atribuído ao facto de os consumidores serem embalados na suposta segurança de preços de energia mais baixos, embora os preços ainda sejam significativamente mais elevados do que no ano anterior. Ista também anunciou que quer garantir mais transparência em relação ao comportamento de aquecimento dos alemães. O “Heiz-O-Meter” avalia continuamente os dados mensais atuais de cerca de 350.000 domicílios...

Aumento significativo no consumo de energia para aquecimento: como reduzir custos
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
Os dados de consumo atuais do fornecedor de serviços energéticos ista mostram que o consumo de energia para aquecimento dos agregados familiares, ajustado às condições meteorológicas, aumentou 12 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado. Isto poderia levar a contas de aquecimento significativamente mais elevadas para muitas famílias. Segundo o chefe do ista, Hagen Lessing, o aumento do consumo pode ser atribuído ao facto de os consumidores serem embalados na suposta segurança de preços de energia mais baixos, embora os preços ainda sejam significativamente mais elevados do que no ano anterior.
Ista também anunciou que quer garantir mais transparência em relação ao comportamento de aquecimento dos alemães. O “Heiz-O-Meter” avalia continuamente os dados mensais atuais de cerca de 350.000 famílias e utiliza-os para determinar o consumo real em todo o país. Os dados também são divididos por estado federal e pelas 20 maiores cidades. Esta iniciativa poderá não só permitir que os inquilinos compreendam melhor o seu comportamento em matéria de aquecimento, mas também ajudar os políticos a agirem precocemente para garantir a segurança do abastecimento.
A motivação para poupar energia poderia ser aumentada através desta transparência. Mesmo pequenas alterações no comportamento do aquecimento, como a redução da temperatura ambiente em alguns graus, podem ter um impacto significativo nos custos de aquecimento. De acordo com Jens Krumnow, consultor de energia do Brandenburg Consumer Center, reduzir a temperatura ambiente em quatro graus economiza quase um quarto dos custos de aquecimento. Ele também enfatiza a importância de verificar regularmente as configurações de aquecimento, pois configurações incorretas ou configurações de fábrica podem levar a um consumo desnecessário de energia.
É importante notar que a ignorância muitas vezes leva a um consumo de energia desnecessariamente elevado. Por exemplo, posicionar incorretamente o aquecedor ou ajustar o termostato para a configuração mais alta pode levar ao aumento do consumo de energia. Tais erros podem ser evitados através da educação e da informação.
Globalmente, os dados sugerem que os consumidores e os políticos poderiam ser motivados a tomar medidas activas para poupar energia através da transparência dos dados de consumo de aquecimento. Pequenas mudanças de comportamento podem levar a poupanças significativas a longo prazo, contribuindo ao mesmo tempo para a proteção ambiental.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de