Indústria da construção alemã em ascensão: encomendas aumentam em agosto pela segunda vez consecutiva
Pela segunda vez consecutiva, as empresas da indústria da construção alemã receberam mais encomendas em agosto. Os novos negócios na indústria da construção alemã cresceram 10,8% (em termos reais) em comparação com o mês anterior, ajustados pela inflação, conforme anunciou o Gabinete Federal de Estatística. Houve um crescimento particularmente forte de 18,6 por cento na engenharia civil, como a construção de estradas. Na construção civil, que se caracteriza principalmente pela construção residencial, registou-se apenas um aumento de 1,8 por cento. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, as encomendas aumentaram 17,5% após ajuste aos preços. As vendas na indústria da construção aumentaram 3,8 por cento em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado. No entanto, o...

Indústria da construção alemã em ascensão: encomendas aumentam em agosto pela segunda vez consecutiva
Pela segunda vez consecutiva, as empresas da indústria da construção alemã receberam mais encomendas em agosto. Os novos negócios na indústria da construção alemã cresceram 10,8% (em termos reais) em comparação com o mês anterior, ajustados pela inflação, conforme anunciou o Gabinete Federal de Estatística. Houve um crescimento particularmente forte de 18,6 por cento na engenharia civil, como a construção de estradas. Na construção civil, que se caracteriza principalmente pela construção residencial, registou-se apenas um aumento de 1,8 por cento. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, as encomendas aumentaram 17,5% após ajuste aos preços. As vendas na indústria da construção aumentaram 3,8 por cento em agosto em comparação com o mesmo mês do ano passado. No entanto, as vendas de Janeiro a Agosto caíram 4,0 por cento em termos reais em comparação com o mesmo período do ano passado. O clima na construção de moradias é particularmente ruim, e o clima de negócios do ifo está no nível mais baixo desde o início da pesquisa em 1991. Mais de 21% das empresas relataram projetos cancelados. As licenças de construção de apartamentos caíram quase um terço. Para melhorar a situação, o governo federal concordou com várias medidas como parte de uma “cimeira de construção habitacional”, tais como a suspensão de padrões energéticos mais rigorosos para novos edifícios e a oferta de vantagens fiscais e programas de financiamento mais atraentes.
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, as empresas da indústria da construção alemã enfrentam desafios. Embora tenha havido um crescimento significativo nas encomendas em agosto, as vendas caíram de janeiro para agosto. A situação é particularmente má na construção habitacional, o clima é negativo e muitos projetos foram cancelados. O aumento das taxas de juro do Banco Central Europeu e o aumento dos preços da construção estão a exercer pressão sobre a indústria. No entanto, o governo federal tomou medidas para melhorar a situação e criar mais espaço habitacional. Estas medidas podem ter um impacto positivo no mercado e promover o crescimento da indústria da construção. Contudo, resta saber até que ponto as medidas podem realmente ser implementadas e que influência terão a longo prazo. Globalmente, a situação na indústria da construção continua a ser difícil e são necessários mais esforços para promover o crescimento a longo prazo.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de