Governo federal alemão planeja reforma tributária para reduzir preços de eletricidade para a indústria
Espera-se que a reforma tributária do governo federal leve a uma redução no preço da energia elétrica para a economia. O plano é reduzir significativamente o imposto sobre a electricidade para a indústria transformadora e expandir a compensação do preço da electricidade para as empresas. Isto destina-se a proporcionar alívio adicional a 350 empresas, em particular, que enfrentam a concorrência internacional e sofrem com os elevados preços da electricidade. Além disso, será disponibilizado um subsídio para financiar parcialmente os custos da rede de transporte até 5,5 mil milhões de euros, o que também terá um efeito positivo no preço da eletricidade. Segundo reportagem do www.faz.net, esses planos do governo federal já estão impactando positivamente o mercado. As ações da indústria química dependente de energia são...

Governo federal alemão planeja reforma tributária para reduzir preços de eletricidade para a indústria
Espera-se que a reforma tributária do governo federal leve a uma redução no preço da energia elétrica para a economia. O plano é reduzir significativamente o imposto sobre a electricidade para a indústria transformadora e expandir a compensação do preço da electricidade para as empresas. Isto destina-se a proporcionar alívio adicional a 350 empresas, em particular, que enfrentam a concorrência internacional e sofrem com os elevados preços da electricidade. Além disso, será disponibilizado um subsídio para financiar parcialmente os custos da rede de transporte até 5,5 mil milhões de euros, o que também terá um efeito positivo no preço da eletricidade.
De acordo com um relatório de www.faz.net, esses planos do governo federal já estão impactando positivamente o mercado. As ações da indústria química dependente de energia atingiram máximos diários devido ao acordo do governo federal.
Dado que a Alemanha tem um preço de electricidade elevado em comparação com outros países, o que é particularmente oneroso para a indústria, espera-se que a reforma fiscal planeada tenha uma série de efeitos positivos. A redução do imposto sobre a electricidade e a expansão da compensação do preço da electricidade reduzirão os custos das empresas e torná-las-ão mais competitivas. Isto poderia levar as empresas alemãs a manter mais empregos e travar o êxodo de empresas devido aos elevados preços da electricidade.
No entanto, também há críticas aos planos do governo, uma vez que o alívio planeado beneficiará principalmente grandes empresas com utilização intensiva de energia. As pequenas empresas e as empresas artesanais poderão sair de mãos vazias, o que poderá levar a uma maior distorção do mercado. O impacto da reforma fiscal deve, portanto, ser acompanhado de perto e ajustado, se necessário, para garantir um desenvolvimento sustentável e equitativo.
Leia o artigo fonte em www.faz.net