As exportações alemãs caíram novamente: efeitos na economia e nos mercados financeiros
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, as exportações alemãs caíram surpreendentemente pelo segundo mês consecutivo em Outubro. A razão é a fraca economia da Europa. As importações também estão a diminuir inesperadamente. A economia alemã não está a ganhar impulso: as exportações caíram 0,2 por cento em outubro em comparação com o mês anterior, para 126,4 mil milhões de euros. Os economistas, por outro lado, esperavam um aumento de 1,1%, após uma queda de 2,5% em Setembro. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, as exportações caíram 8,1 por cento. A queda nas exportações continua, o que poderá levar a um abrandamento económico contínuo na Alemanha. Exportações para estados membros da UE...

As exportações alemãs caíram novamente: efeitos na economia e nos mercados financeiros
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, as exportações alemãs caíram surpreendentemente pelo segundo mês consecutivo em Outubro. A razão é a fraca economia da Europa. As importações também estão a diminuir inesperadamente.
A economia alemã não está a ganhar impulso: as exportações caíram 0,2 por cento em outubro em comparação com o mês anterior, para 126,4 mil milhões de euros. Os economistas, por outro lado, esperavam um aumento de 1,1%, após uma queda de 2,5% em Setembro. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, as exportações caíram 8,1 por cento.
A queda nas exportações continua, o que poderá levar a um abrandamento económico contínuo na Alemanha. As exportações para os estados membros da UE caíram 2,7 por cento e o abrandamento económico na UE está a afectar particularmente as exportações alemãs.
As importações caíram inesperadamente pelo quinto mês consecutivo em Outubro, em 1,2 por cento, para 108,6 mil milhões de euros. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, as importações caíram 16,3 por cento. Segundo a informação, a balança comercial externa fechou outubro de 2023 com um excedente de 17,8 mil milhões de euros.
O clima na indústria exportadora alemã melhorou pelo segundo mês consecutivo em Novembro, sinalizando estabilização. O barómetro das expectativas de exportação subiu para menos 3,8 pontos, o valor mais elevado em seis meses.
Os fracos números das exportações e importações indicam que a economia alemã continua a ter dificuldades em recuperar. Isto poderá levar a uma recessão económica prolongada e prejudicar a dinâmica da economia exportadora. O actual abrandamento das exportações também poderá ter um impacto negativo na economia global, especialmente em conjunto com o abrandamento económico na UE.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de