Os preços de importação alemães caem 9% - os preços da energia são os principais responsáveis
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de, os preços de importação alemães caíram 9% em termos anuais em Novembro de 2023. Estas descidas acentuadas devem-se principalmente a um efeito de base causado pelos elevados aumentos de preços no ano anterior. Os preços caíram sobretudo no sector da energia, sendo o gás natural o que teve maior impacto na taxa de variação anual. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, outras fontes de energia importadas também foram significativamente mais baratas, o que levou a uma descida média dos preços de importação excluindo energia de -2,9%. Os preços do gás natural em novembro de 2023 foram 47,0% inferiores aos de novembro de 2022, mas aumentaram 16,2% em termos mensais...

Os preços de importação alemães caem 9% - os preços da energia são os principais responsáveis
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
Os preços das importações alemãs caíram 9% em termos anuais em Novembro de 2023. Estas descidas acentuadas devem-se principalmente a um efeito de base causado pelos elevados aumentos de preços no ano anterior. Os preços caíram sobretudo no sector da energia, sendo o gás natural o que teve maior impacto na taxa de variação anual. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, outras fontes de energia importadas também foram significativamente mais baratas, o que levou a uma descida média dos preços de importação excluindo energia de -2,9%.
Os preços do gás natural em novembro de 2023 foram 47,0% inferiores aos de novembro de 2022, mas aumentaram 16,2% em relação ao mês anterior. Tendências semelhantes também podem ser observadas na hulha, na electricidade, nos produtos petrolíferos e no petróleo.
Este desenvolvimento pode ter um impacto significativo no mercado e na indústria financeira. Devido à descida dos preços de importação, especialmente no sector da energia, este efeito deverá ter um impacto menor nos preços no consumidor (inflação). Além disso, as empresas que dependem de matérias-primas e fontes de energia importadas poderiam beneficiar de preços de importação mais baixos. Isto poderia, por sua vez, reforçar a sua competitividade no mercado e contribuir para o crescimento a longo prazo da economia.
Globalmente, pode presumir-se que a actual evolução dos preços das importações alemãs influenciará a economia e o mercado em diferentes direcções. Resta saber como a situação evoluirá nos próximos meses.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de