Os alemães estão a poupar apesar da inflação elevada e continuam a ser os líderes internacionais nas taxas de poupança
De acordo com um relatório da www.pnp.de, os alemães continuam a ser campeões mundiais em poupança, apesar da elevada inflação. Segundo o Serviço Federal de Estatística, a taxa de poupança dos alemães é de 11,3 por cento, o que significa que poupam em média 11,30 euros por cada euro disponível. No entanto, face ao primeiro semestre de 2020 e 2021, a taxa de poupança caiu seis pontos percentuais. Durante a pandemia, muita gente ficou com mais dinheiro sobrando porque, por exemplo, viagens de férias e locais de lazer foram cancelados. Contudo, a inflação elevada está a afectar o desejo dos consumidores de gastar na Alemanha. Empresas de estudos de mercado como a GfK e a NIM esperam que o sentimento do consumidor diminua 1,4 pontos, para 28,1 pontos, em Novembro. O …

Os alemães estão a poupar apesar da inflação elevada e continuam a ser os líderes internacionais nas taxas de poupança
De acordo com um relatório da www.pnp.de, os alemães continuam a ser campeões mundiais em poupança, apesar da elevada inflação. Segundo o Serviço Federal de Estatística, a taxa de poupança dos alemães é de 11,3 por cento, o que significa que poupam em média 11,30 euros por cada euro disponível. No entanto, face ao primeiro semestre de 2020 e 2021, a taxa de poupança caiu seis pontos percentuais. Durante a pandemia, muita gente ficou com mais dinheiro sobrando porque, por exemplo, viagens de férias e locais de lazer foram cancelados.
Contudo, a inflação elevada está a afectar o desejo dos consumidores de gastar na Alemanha. Empresas de estudos de mercado como a GfK e a NIM esperam que o sentimento do consumidor diminua 1,4 pontos, para 28,1 pontos, em Novembro. Os elevados preços dos alimentos enfraquecem o poder de compra das famílias e prejudicam o consumo privado. Embora as expectativas económicas estejam a melhorar ligeiramente, não se espera uma recuperação económica sustentada. As perspectivas de rendimento dos consumidores estão a diminuir devido à inflação. A propensão para fazer compras maiores permanece baixa. No geral, os níveis de consumo permanecem moderados devido à inflação elevada.
A taxa de poupança específica varia muito dependendo do agregado familiar. Existem diferenças claras dependendo do nível de rendimento, da vontade de poupar e da situação de vida. Embora algumas famílias consigam poupar muito dinheiro, outras ficam sem nada no final do mês. Isto é ainda agravado pelos elevados aumentos de preços dos bens de uso diário.
Numa comparação internacional, os alemães poupam acima da média. A taxa de poupança em Itália é de 2,1 por cento, nos EUA é de 3,7 por cento, no Japão é de 5,4 por cento e na Áustria é de 8,8 por cento. A Suíça lidera com uma taxa de poupança de 18,4 por cento, seguida pelos Países Baixos com 12,7 por cento.
A elevada taxa de poupança dos alemães, apesar da inflação elevada, poderá ter um impacto no mercado. À medida que o consumo é moderado, isso poderá levar a uma menor procura de bens e serviços. As empresas poderão, portanto, enfrentar um declínio nas vendas. A elevada taxa de poupança também poderá ter um impacto no sector financeiro, uma vez que os bancos poderão conceder menos empréstimos e registar depósitos mais elevados.
Resta saber como se desenvolverá no futuro a taxa de poupança e o desejo dos consumidores de gastar na Alemanha. A evolução da inflação e outros factores económicos terão uma grande influência.
Leia o artigo fonte em www.pnp.de