Economia alemã em 2024 em estado de choque – perspectivas negativas para investimentos e emprego
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, é pouco provável que a economia alemã experimente uma forte recuperação em 2024. De acordo com um inquérito do Instituto Económico Alemão (IW Colónia), apenas 23 por cento das empresas têm expectativas positivas para o próximo ano, enquanto 35 por cento têm expectativas negativas. Isto sinaliza “uma continuação da paralisia económica na Alemanha”. Esta paralisação económica é explicada pelo aumento dos preços da energia, pela inflação elevada, pelas incertezas geopolíticas e pelo abrandamento da economia mundial. Em termos de emprego, apenas 20% das empresas planeiam contratar mais funcionários, enquanto 35% esperam cortar postos de trabalho. Além disso, apenas 27 por cento sinalizam...

Economia alemã em 2024 em estado de choque – perspectivas negativas para investimentos e emprego
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, é pouco provável que a economia alemã experimente uma forte recuperação em 2024. De acordo com um inquérito do Instituto Económico Alemão (IW Colónia), apenas 23 por cento das empresas têm expectativas positivas para o próximo ano, enquanto 35 por cento têm expectativas negativas. Isto sinaliza “uma continuação da paralisia económica na Alemanha”. Esta paralisação económica é explicada pelo aumento dos preços da energia, pela inflação elevada, pelas incertezas geopolíticas e pelo abrandamento da economia mundial.
Em termos de emprego, apenas 20% das empresas planeiam contratar mais funcionários, enquanto 35% esperam cortar postos de trabalho. Além disso, apenas 27% das empresas sinalizam despesas de capital mais elevadas no próximo ano, enquanto 36% planeiam orçamentos mais baixos. Isto sugere que a fraqueza do investimento não será superada em 2024.
A pesquisa mostra também que o setor da construção e a indústria na Alemanha continuam a passar por crises. As perspectivas económicas deterioraram-se significativamente, especialmente nas regiões Sudeste e Norte. Nestas regiões, espera-se um equilíbrio entre avaliações optimistas e pessimistas de mais de 20 pontos percentuais negativos.
Estas perspectivas negativas para o desenvolvimento económico na Alemanha poderão levar a uma fraqueza contínua no investimento e a possíveis cortes de empregos. O aumento dos preços da energia e o aumento geral dos preços também poderão ter um impacto maior na indústria de materiais básicos e nas regiões onde está mais fortemente representada.
Globalmente, estes desenvolvimentos poderão levar à continuação da paralisia económica na Alemanha, o que prejudicaria ainda mais a recuperação económica. É, portanto, importante que sejam tomadas medidas políticas e económicas para mitigar o impacto negativo nas empresas e no mercado de trabalho e para promover o desenvolvimento económico a longo prazo.
Leia o artigo original em www.n-tv.de