Economia alemã 2025: estagnação e aumento do desemprego!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia alemã estagnou em 2025; Especialistas alertam para o aumento do desemprego e para os riscos inflacionários. Previsões atuais.

Die deutsche Wirtschaft stagnierte 2025; Experten warnen vor steigender Arbeitslosigkeit und inflatorischen Risiken. Aktuelle Prognosen.
A economia alemã estagnou em 2025; Especialistas alertam para o aumento do desemprego e para os riscos inflacionários. Previsões atuais.

Economia alemã 2025: estagnação e aumento do desemprego!

A economia alemã deverá estagnar em 2025. Segundo os economistas, como a partir de O Pioneiro informou, a avaliação deteriorou-se acentuadamente em comparação com a previsão do outono para 2024, que previa um crescimento de 0,4 por cento para este ano. Os especialistas não esperam uma ligeira recuperação de 1 por cento até 2026. A situação actual é descrita como uma “fase pronunciada de fraqueza”, que é causada por vários factores de stress internos e externos.

Desafios internos como a burocracia, a pressão para procedimentos de aprovação mais rápidos, a redução dos requisitos de informação e a digitalização da administração estão a colocar pressão sobre o dinamismo económico. Externamente, as incertezas da política comercial, especialmente devido à política aduaneira de Donald Trump, estão a causar incerteza adicional que afecta a economia alemã orientada para as exportações.

Inflação e desemprego

As previsões também prevêem um aumento do desemprego para até 6,2 por cento. O IMK chama a atenção para o facto de ser possível um aumento para 6,3% e de se prever que o emprego diminua 0,2% em 2025. A inflação também deverá atingir 2,1% e cair para 2% até 2026, embora subsistam incertezas devido aos conflitos comerciais e aos programas de despesas governamentais.

Prevê-se que o aumento dos preços dos serviços normalize, o que se deve à diminuição da dinâmica salarial e ao abrandamento dos aumentos de preços noutras áreas. No entanto, os riscos de guerra e possíveis medidas de aumento de preços por parte do novo governo federal não podem ser excluídos.

Investimentos e infraestrutura

Um pacote de investimento de 500 mil milhões de euros do novo governo é visto como uma oportunidade para contrariar a actual situação económica. No entanto, os especialistas sublinham que grande parte dos fundos não deve ser utilizada apenas para consumo ou rubricas orçamentais já planeadas. Pelo menos 10% devem ser reservados para investimentos em infraestruturas digitais e investigação, a fim de não atrasar a mudança estrutural necessária. Monika Schnitzer, presidente do conselho, alerta contra políticas económicas que pretendem impedir mudanças estruturais com subsídios.

A actividade de investimento, por outro lado, está a ser abrandada pelas elevadas taxas de juro, especialmente no sector da construção, o que está a perturbar tanto as famílias como as empresas. Apesar de uma possível tendência para a estabilidade dos preços dos imóveis residenciais em 2025, permanece um atraso no investimento, enquanto os municípios estão sob forte pressão do aumento das despesas sociais.

Perspectivas para 2026

Os peritos económicos concordam que os desafios estruturais continuarão. Uma ligeira subida de provavelmente 1 por cento só é esperada em 2026. A decisão sobre as taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE) também deverá desempenhar um papel, com cortes nas taxas de juro previstos para o primeiro semestre de 2025. O BCE poderia intervir na turbulência do mercado para contrariar um novo surto da crise do euro.

Em resumo, os sinais para a economia alemã em 2025 são tempestuosos, com uma multiplicidade de desafios e apenas perspectivas limitadas de crescimento futuro.