A economia alemã está a recuperar: previsões optimistas para 2026!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia alemã apresenta sinais iniciais de recuperação com previsões optimistas para 2025 e 2026, impulsionadas por um pacote de crescimento.

Die deutsche Wirtschaft zeigt erste Anzeichen der Erholung mit optimistischen Prognosen für 2025 und 2026, angetrieben durch ein Wachstumspaket.
A economia alemã apresenta sinais iniciais de recuperação com previsões optimistas para 2025 e 2026, impulsionadas por um pacote de crescimento.

A economia alemã está a recuperar: previsões optimistas para 2026!

A economia alemã está optimista e espera uma recuperação positiva depois de enfrentar uma crise nos últimos três anos. De acordo com o Instituto Ifo, está previsto um crescimento do produto interno bruto (PIB) de 1,5% para 2026, quase o dobro do pressuposto original de 0,8%. Esta evolução positiva deve-se em parte ao novo governo federal e ao seu pacote de crescimento, que inclui vários elementos-chave.

O pacote de crescimento prevê maiores despesas públicas, investimentos e benefícios fiscais, que se estima ter um efeito de estímulo de 10 mil milhões de euros para 2025 e 57 mil milhões de euros para 2026 verkehrsrundschau.de relatado.

Desenvolvimento econômico e previsões

Para 2025, a expectativa do PIB foi elevada de 0,2% para 0,3%. No primeiro trimestre de 2025, a economia alemã já registava um crescimento de 0,4%, devido às primeiras exportações para os EUA, ao aumento do consumo privado e ao crescimento dos investimentos. A evolução positiva do consumo interno e o aumento do investimento empresarial são apontados como os principais factores para este crescimento.

Contudo, a previsão permanece sujeita à condição de que os desenvolvimentos políticos, particularmente nos EUA, não tenham um impacto negativo na economia. Os litígios comerciais e possíveis aumentos tarifários poderão travar o crescimento do PIB em 0,3 pontos percentuais em 2026. No entanto, um acordo no litígio comercial poderá fortalecer a situação económica, especialmente no sector da logística. swp.de destaques.

Inflação e desemprego

A taxa de inflação está prevista em 2,1% para 2025 e 2,0% para 2026. Além disso, a taxa de desemprego deverá cair para 6,1% em 2026, em comparação com 6,3% em 2025. O diretor económico do Ifo, Timo Wollmershäuser, enfatiza que o ponto baixo da crise foi superado na metade do inverno do ano.

No geral, a recuperação está a ser impulsionada pela economia interna, que é sustentada pelo aumento do consumo privado e pelos investimentos na indústria e nas infra-estruturas. O Instituto para a Economia Mundial (IfW), em Kiel, também fala de um crescimento semelhante e prevê um crescimento do PIB de 1,6% para 2026 e 0,3% para 2025.