Economia alemã em crise: previsões para 2025 mais sombrias do que nunca!
As previsões apontam para uma crise económica prolongada na Alemanha em 2025, com fraco crescimento e problemas estruturais.
Economia alemã em crise: previsões para 2025 mais sombrias do que nunca!
O futuro sombrio da economia alemã está selado: as previsões sugerem que o país só poderá registar um crescimento mínimo de 0,1% em 2025, depois de o produto interno bruto (PIB) já ter diminuído 0,2% este ano. Especialistas do Instituto Económico Alemão (IW) alertam para uma “crise económica estrutural” que está a causar sérios problemas às empresas, particularmente nos sectores industrial e de construção. O consumo privado também permanece sob pressão, embora os rendimentos reais tenham aumentado, informa Mercúrio. As incertezas causadas pelas tensões geopolíticas, incluindo os conflitos comerciais iminentes com os EUA, estão a contribuir para o clima negativo.
Previsão de crise e estagnação
Os “sábios económicos” reviram ainda mais em baixa a sua previsão de crescimento e esperam que a economia alemã só possa crescer 0,4 por cento no próximo ano. Este é um declínio dramático em comparação com estimativas anteriores e mostra que a economia continua a sofrer de problemas cíclicos e estruturais, como mostra o relatório anual. A incerteza sobre a situação política, especialmente após o fracasso da coligação na Alemanha, também poderá abrandar novos investimentos notícias diárias relatado. Esta situação poderá levar a um declínio de 0,1 por cento no emprego, enquanto a taxa de desemprego poderá subir até 6,2 por cento.
A recuperação parece distante, uma vez que a situação internacional e a inflação mais elevada também estão a abrandar a vontade das empresas de investir. A OCDE manifestou preocupações semelhantes e aumentou apenas ligeiramente a previsão de crescimento global para 2025, realçando ainda mais a situação já difícil para a Alemanha. O governo federal está a ser chamado a aumentar a despesa pública orientada para o futuro e a fazer os ajustamentos de mercado necessários para colocar a economia de volta nos trilhos.