Economia alemã: estagnação em vez de retração – o que acontecerá em 2025?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia alemã apresentará estagnação em vez de contracção em 2025. Impulsos positivos esperados da política monetária e das reformas.

Die deutsche Wirtschaft zeigt 2025 Stagnation statt Schrumpfen. Positive Impulse durch Geldpolitik und Reformen erwartet.
A economia alemã apresentará estagnação em vez de contracção em 2025. Impulsos positivos esperados da política monetária e das reformas.

Economia alemã: estagnação em vez de retração – o que acontecerá em 2025?

As perspectivas económicas para a Alemanha em 2025 mostram um quadro misto, uma vez que o KfW espera uma estagnação, mas não uma contracção. De acordo com as previsões actuais, espera-se um crescimento zero para 2025, em vez de um declínio originalmente calculado de 0,2 por cento. Isto seria uma reviravolta após três anos consecutivos de recessão Jornal pequeno relatado.

Os primeiros números trimestrais indicam um crescimento inesperado. No primeiro trimestre de 2025, a economia alemã cresceu 0,4 por cento, o dobro das expectativas dos analistas. As razões para isto são os efeitos pull-forward nas exportações, que foram influenciados pelo conflito tarifário com os EUA. Os impulsos positivos também poderão advir da política monetária do Banco Central Europeu e do aumento dos salários reais, enquanto o consumo privado ainda é visto como fraco, uma vez que a dinâmica dos salários reais está a abrandar e a taxa de poupança permanece elevada.

Previsões e expectativas

O KfW está a aumentar a previsão do PIB para 2026 em 0,7 pontos percentuais, para um aumento de 1,0 por cento. Ao mesmo tempo, o RWI planeia apresentar uma estimativa melhorada do produto interno bruto (PIB) em Junho. Este aumento também pode estar relacionado com reformas para travar a dívida e investimentos planeados pelo governo federal, o que poderia dar um impulso ao crescimento da economia.

Embora o desenvolvimento esperado mostre estagnação em 2025, ainda há todos os motivos para esperança. Os especialistas do Deutsche Bank estão cautelosamente optimistas e esperam que a economia alemã evite uma recessão em 2024, com uma previsão de crescimento do PIB de 0,3% para o próximo ano.

Inflação e zona euro

O KfW também elevou a sua previsão de inflação para a Alemanha em 2025 para 2,4%. Isto representa um aumento em relação à estimativa anterior de 2,1 por cento. Há também receios de que a previsão de inflação para a zona euro aumente para 2,2 por cento. Para 2026, prevê-se um ligeiro crescimento do PIB de 0,3 por cento na Alemanha, enquanto se prevê um crescimento real de 0,6 por cento na zona euro. A Espanha poderá alcançar o maior crescimento real entre os maiores países da zona euro.

Apesar das incertezas nos mercados e das expectativas empresariais sombrias das empresas, a situação continua complexa, mas as esperanças de estabilidade estão a aumentar. O KfW e outras instituições actualizam continuamente as suas previsões para reflectirem as mudanças nas condições económicas.