A economia alemã surpreende: crescimento do PIB para 0,4 por cento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A economia alemã cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2025. As razões são o aumento das exportações, o aumento dos gastos dos consumidores e a diminuição da inflação.

Die deutsche Wirtschaft wuchs im Q1 2025 um 0,4%. Gründe sind steigende Exporte, höhere Konsumausgaben und abflauende Inflation.
A economia alemã cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2025. As razões são o aumento das exportações, o aumento dos gastos dos consumidores e a diminuição da inflação.

A economia alemã surpreende: crescimento do PIB para 0,4 por cento!

A economia alemã alcançou um crescimento de 0,4 por cento no primeiro trimestre de 2025, o que é duas vezes mais forte do que o estimado anteriormente. O Serviço Federal de Estatística (Destatis) anunciou estes números na sexta-feira, o que representa uma surpresa positiva para muitos economistas. A estimativa original de 0,2 por cento foi revista significativamente em alta. Os principais motores deste crescimento são o aumento das exportações e o aumento dos gastos de consumo dos cidadãos.

As exportações de automóveis e produtos farmacêuticos, em particular, deram um contributo significativo para o desenvolvimento positivo. Estes aumentaram 3,2 por cento em comparação com o trimestre anterior. A procura do consumidor privado também foi robusta e cresceu 0,5 por cento, o que foi apoiado pela queda da inflação e pelo aumento dos salários. Especialmente nos meses anteriores ao início do novo conflito comercial com os EUA, os especialistas esperam efeitos futuros que poderiam ter tido um impacto positivo na situação actual.

Investimentos e perspectivas futuras

O investimento em projectos de construção aumentou 0,5 por cento, enquanto o equipamento aumentou 0,7 por cento. No entanto, apesar destas notícias positivas, não há sinais de uma recuperação económica sustentada. O Bundesbank, por exemplo, espera que a economia estagne no segundo trimestre de 2025. Isto significa que 2025 poderá ser o terceiro ano consecutivo sem um crescimento significativo para a economia alemã.

Como as previsões para 2025 tendem a ser cautelosas, os economistas consideram necessário um possível estímulo financeiro. O Instituto Ifo espera uma taxa de crescimento ligeiramente positiva, enquanto um crescimento de 1,0 por cento está previsto para 2026. O governo federal também planeia gastar milhares de milhões nas áreas de defesa e infra-estruturas, o que também poderia ajudar a estabilizar a economia.

Medidas políticas e perspectivas

As medidas planeadas, como um pacote inicial de ajuda às empresas, deverão ser apresentadas até meados de julho. Estas regulamentações incluem, entre outras coisas, a redução dos impostos sobre a electricidade e reformas no mercado de trabalho. Um abrandamento do conflito comercial com os EUA e as reformas estruturais necessárias também poderiam ter um impacto positivo na situação económica da Alemanha.

Globalmente, os números actuais são encorajadores, mas resta saber se esta evolução permanecerá estável ou se se revelará um efeito pontual. Economistas como Jens-Oliver Niklasch do LBBW e Thomas Gitzel do VP Bank estão optimistas, mas alertam para uma possível correcção no final do ano. [Tagesschau] relata que o desenvolvimento positivo do primeiro trimestre foi apoiado por melhores números de produção no setor manufatureiro. [ZDF] destaca que o crescimento significativo do PIB de 0,6 por cento foi registado pela última vez no terceiro trimestre de 2022.