Alemanha: Pessoas ricas possuem mais de 60% do total de ativos

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Novos dados revelam: 10% dos alemães possuem mais de 60% do total dos activos. Descubra como a desigualdade se desenvolve na Alemanha em comparação com outros países da UE.

Neue Daten enthüllen: 10 Prozent der Deutschen besitzen über 60 Prozent des Gesamtvermögens. Erfahren Sie, wie sich die Ungleichheit in Deutschland im Vergleich zu anderen EU-Ländern entwickelt.
Novos dados revelam: 10% dos alemães possuem mais de 60% do total dos activos. Descubra como a desigualdade se desenvolve na Alemanha em comparação com outros países da UE.

Alemanha: Pessoas ricas possuem mais de 60% do total de ativos

Segundo o Banco Central Europeu, os dez por cento mais ricos da população alemã possuem mais de 60 por cento da riqueza total do país. Esta distribuição mostra uma clara desigualdade na distribuição da riqueza. Os dados publicados pelo Ministério Federal da Economia e da Proteção do Clima referem-se ao coeficiente de Gini, que se situa entre 0 (distribuição equitativa) e 1 (desigualdade máxima) e tem em conta a riqueza das famílias.

Em comparação com outros países do euro, a Alemanha apresenta uma elevada desigualdade, uma vez que o coeficiente de Gini é de 0,77, o que está acima da média dos outros países do euro. As diferentes proporções de relações de aquisição de habitação própria e de arrendamento entre países contribuem para esta desigualdade. Na Alemanha, mais de metade da população vivia em regime de arrendamento em 2022, enquanto esta proporção era menor noutros países da UE.

Os 50 por cento da população mais pobre possuem cerca de 2,3 por cento da riqueza total, o que corresponde a aproximadamente 0,4 biliões de euros. Em contraste, os dez por cento mais ricos da população possuem cerca de 61,2 por cento da riqueza total, o que corresponde a activos de 10,5 biliões de euros. Estes números mostram claramente a discrepância na distribuição da riqueza.

É digno de nota que a riqueza de ambos os grupos demográficos aumentou de 2011 a 2024, com a classe alta a registar um aumento percentual mais elevado. Os activos dos 50 por cento mais pobres consistem principalmente em investimentos de baixo risco, como contas de poupança, enquanto os dez por cento mais ricos possuem frequentemente activos imobiliários e empresariais. Isto sublinha as diferenças claras nas estruturas de riqueza dos diferentes sectores da população.