Comércio Alemanha-Rússia 2023: sonho desmoronado de mudança através do comércio
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, o comércio exterior germano-russo entrou em colapso acentuado em 2023. As importações da Rússia caíram 90 por cento, enquanto as exportações caíram 39 por cento. O comércio global caiu, portanto, quase 80 por cento, o que levou à posição insignificante da Rússia no comércio exterior alemão. Além disso, a Alemanha alcançou subitamente um excedente de exportações no comércio com a Rússia. Estes desenvolvimentos têm um impacto direto no mercado e na indústria financeira. O colapso do comércio germano-russo cortou em grande parte os laços económicos e a Alemanha aumentou o seu foco nas exportações para os países vizinhos da Rússia. Isso pode indicar...

Comércio Alemanha-Rússia 2023: sonho desmoronado de mudança através do comércio
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, o comércio exterior germano-russo entrou em colapso acentuado em 2023. As importações da Rússia caíram 90 por cento, enquanto as exportações caíram 39 por cento. O comércio global caiu, portanto, quase 80 por cento, o que levou à posição insignificante da Rússia no comércio exterior alemão. Além disso, a Alemanha alcançou subitamente um excedente de exportações no comércio com a Rússia.
Estes desenvolvimentos têm um impacto direto no mercado e na indústria financeira. O colapso do comércio germano-russo cortou em grande parte os laços económicos e a Alemanha aumentou o seu foco nas exportações para os países vizinhos da Rússia. Isto pode indicar que a Alemanha está a tentar contornar as sanções contra a Rússia. Os números do Serviço Federal de Estatística confirmam o impacto dramático no comércio entre a Alemanha e a Rússia.
A antiga esperança de “mudança através do comércio” com a Rússia ruiu e a alienação entre os países aumentou, influenciando a política financeira internacional. Devido ao declínio do comércio com a Rússia, a Alemanha alcançou agora um excedente de exportações, que, no entanto, é pouco significativo em comparação com o excedente global do comércio externo da Alemanha. Estas mudanças no comércio germano-russo também poderão ter efeitos a longo prazo nas relações comerciais e financeiras globais entre a Alemanha, a Rússia e outros países.
Leia o artigo original em www.businessinsider.de