Indústria alemã em crise: especialista financeiro pede preços subsidiados de eletricidade
De acordo com um relatório do amp.dw.com, a Alemanha caminha para uma recessão. A Confederação das Associações de Empregadores Alemães (BDA) realizou um inquérito em Outubro de 2023 e 82 por cento dos empresários inquiridos expressaram grandes preocupações sobre a Alemanha como local. 88 por cento são da opinião que o governo não tem uma estratégia bem pensada para lidar com as crises. O Ministro da Economia, Robert Habeck (Verdes), partilha estas preocupações e apresentou uma estratégia industrial para fornecer apoio governamental maciço à economia alemã. A componente central desta estratégia é um preço subsidiado da electricidade, que deverá ser de seis cêntimos por quilowatt-hora. O aumento dos preços da energia após o ataque da Rússia à Ucrânia...

Indústria alemã em crise: especialista financeiro pede preços subsidiados de eletricidade
De acordo com um relatório de amp.dw.com, a Alemanha caminha para uma recessão. A Confederação das Associações de Empregadores Alemães (BDA) realizou um inquérito em Outubro de 2023 e 82 por cento dos empresários inquiridos expressaram grandes preocupações sobre a Alemanha como local. 88 por cento são da opinião que o governo não tem uma estratégia bem pensada para lidar com as crises. O Ministro da Economia, Robert Habeck (Verdes), partilha estas preocupações e apresentou uma estratégia industrial para fornecer apoio governamental maciço à economia alemã. A componente central desta estratégia é um preço subsidiado da electricidade, que deverá ser de seis cêntimos por quilowatt-hora.
O aumento dos preços da energia na sequência do ataque da Rússia à Ucrânia levou a um aumento dos preços da electricidade na Alemanha. A indústria paga actualmente 24 cêntimos por quilowatt-hora, enquanto o preço da electricidade para os cidadãos era anteriormente de 40 cêntimos. O Ministro da Economia, Habeck, argumenta que é necessário um preço subsidiado da electricidade para manter o núcleo da cadeia de valor industrial alemã.
Contudo, há divergências sobre como financiar os preços subsidiados da electricidade. Os Verdes estão abertos a dívidas adicionais, mas o Presidente do BDI, Russwurm, é contra novas dívidas e sublinha que o Estado tem um problema de gastos.
A situação também será discutida no Bundestag durante as negociações orçamentais para 2024. O ministro da Economia, Habeck, espera um acordo e aponta para as discussões orçamentais, o que poderá trazer alguma clareza.
O impacto potencial de uma política de preços de electricidade subsidiada pode ser significativo. A redução do preço da electricidade para seis cêntimos por quilowatt-hora reduziria significativamente os custos de energia para a indústria e melhoraria a sua competitividade. Isto poderia levar a que as empresas com utilização intensiva de energia permanecessem na Alemanha em vez de se mudarem para o estrangeiro. Uma indústria alemã fortalecida poderia ter um impacto positivo em todo o mercado, impulsionando as exportações e o crescimento económico.
No entanto, existem preocupações de que um preço subsidiado da electricidade possa aumentar a procura e criar escassez. Também poderá significar que as empresas se sentem menos pressionadas para converter as suas operações para a neutralidade carbónica. É, portanto, necessária uma análise cuidadosa das vantagens e desvantagens de uma política de preços de electricidade subsidiada.
Fonte: De acordo com relatório da amp.dw.com
Leia o artigo fonte em amp.dw.com