A montanha de dívidas da Alemanha está a aumentar em 86 mil milhões de euros – os especialistas financeiros vêem problemas cruciais para o orçamento federal.
De acordo com um relatório de www.welt.de, a montanha de dívidas do estado alemão cresceu 86 mil milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023. Os estatísticos do Serviço Federal de Estatística anunciaram que o governo federal, os estados, os municípios e as associações municipais, bem como as companhias de seguros sociais estão no azul com um total de 2.454,0 mil milhões de euros. A dívida à segurança social aumentou 5,3 por cento, para 22,8 milhões de euros. Uma das razões para o aumento é a maior necessidade de financiamento devido à crise energética resultante do ataque russo à Ucrânia. O aumento da dívida nacional pode ter impacto no mercado e no setor financeiro. A dívida do governo federal caiu 5,2...

A montanha de dívidas da Alemanha está a aumentar em 86 mil milhões de euros – os especialistas financeiros vêem problemas cruciais para o orçamento federal.
De acordo com um relatório de www.welt.de, a montanha de dívidas do estado alemão cresceu 86 mil milhões de euros nos primeiros nove meses de 2023. Os estatísticos do Serviço Federal de Estatística anunciaram que o governo federal, os estados, os municípios e as associações municipais, bem como as companhias de seguros sociais estão no azul com um total de 2.454,0 mil milhões de euros. A dívida à segurança social aumentou 5,3 por cento, para 22,8 milhões de euros. Uma das razões para o aumento é a maior necessidade de financiamento devido à crise energética resultante do ataque russo à Ucrânia.
O aumento da dívida nacional pode ter impacto no mercado e no setor financeiro. A dívida do governo federal aumentou 5,2 por cento, para 83,5 mil milhões de euros, o que poderia potencialmente levar a taxas de juro mais elevadas e a uma deterioração da qualidade de crédito do estado. Isto, por sua vez, pode impactar os mercados obrigacionistas e aumentar o custo do capital para as empresas. Além disso, o aumento da dívida pode levar o governo a cortar despesas, o que poderá ter um impacto negativo no consumo e no crescimento económico.
É importante monitorizar e analisar a evolução da dívida pública, a fim de identificar possíveis riscos e oportunidades para investidores e empresas. O aumento da dívida pode levar à incerteza nos mercados financeiros, enquanto a redução da dívida pode criar confiança e ter um impacto positivo na economia.
Leia o artigo fonte em www.welt.de