A economia da Alemanha está a encolher e a ficar para trás em termos de produção económica per capita - mas a população crescente oferece uma oportunidade.
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, a Alemanha está a ficar para trás na produção económica per capita à medida que a economia encolhe e a população cresce ao mesmo tempo. O fraco crescimento é óbvio e a Alemanha está estagnada. A população cresceu para 84,5 milhões enquanto a economia estagnou. Isto tem um impacto no desempenho económico à medida que o PIB per capita cai. A produtividade caiu mesmo quando o número de pessoas empregadas atingiu um recorde de 46 milhões. O fraco crescimento económico é um factor adicional que influencia a produção económica per capita. Além disso, o modelo de exportação da Alemanha deteriorou-se, o que tem um impacto negativo no crescimento. As forças de crescimento estão diminuindo...

A economia da Alemanha está a encolher e a ficar para trás em termos de produção económica per capita - mas a população crescente oferece uma oportunidade.
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, a Alemanha está a ficar para trás na produção económica per capita à medida que a economia encolhe e a população cresce ao mesmo tempo. O fraco crescimento é óbvio e a Alemanha está estagnada. A população cresceu para 84,5 milhões enquanto a economia estagnou. Isto tem um impacto no desempenho económico à medida que o PIB per capita cai.
A produtividade caiu mesmo quando o número de pessoas empregadas atingiu um recorde de 46 milhões. O fraco crescimento económico é um factor adicional que influencia a produção económica per capita. Além disso, o modelo de exportação da Alemanha deteriorou-se, o que tem um impacto negativo no crescimento.
As forças de crescimento estão a diminuir porque se investe muito pouco em novas capacidades e há escassez de trabalhadores. Isto deve-se à evolução demográfica, uma vez que há mais pessoas a abandonar o mercado de trabalho do que os jovens trabalhadores a iniciar uma nova carreira.
A imigração oferece uma grande oportunidade para aumentar o potencial de crescimento. A imigração de muitos jovens para a Alemanha pode ajudar a reduzir a escassez de mão-de-obra e aumentar o potencial de crescimento.
A evolução actual sugere que a Alemanha precisa de adaptar a sua política económica e diversificar as suas fontes de crescimento, a fim de manter a prosperidade a longo prazo. Isto exige um maior investimento em novas capacidades e a integração orientada dos imigrantes no mercado de trabalho.
Leia o artigo original em www.businessinsider.de