A iminente onda de falências no setor imobiliário e o seu impacto no setor bancário - um especialista financeiro alerta para perdas sistemicamente importantes.
De acordo com um relatório da www.n-tv.de, o sector imobiliário pode estar a enfrentar uma grave crise, uma vez que o aumento dos custos de construção e a disparada das taxas de juro levam a perdas crescentes. A falência de alguns promotores de projectos poderá ser apenas o início de uma onda maior de falências que poderá até afectar o sector bancário. O Banco Central Europeu (BCE) alerta para “perdas sistemicamente importantes no sector bancário”, uma vez que a dívida das maiores empresas imobiliárias está próxima ou acima dos níveis pré-crise financeira global e a inversão das taxas de juro torna mais difícil o refinanciamento desta dívida. O impacto destes desenvolvimentos no mercado poderá ser enorme. Os empréstimos para imóveis comerciais aumentaram de preço em média 2,6% e...

A iminente onda de falências no setor imobiliário e o seu impacto no setor bancário - um especialista financeiro alerta para perdas sistemicamente importantes.
De acordo com um relatório de www.n-tv.de,
O sector imobiliário pode estar a enfrentar uma grave crise, uma vez que o aumento dos custos de construção e a subida vertiginosa das taxas de juro levam a perdas crescentes. A falência de alguns promotores de projectos poderá ser apenas o início de uma onda maior de falências que poderá até afectar o sector bancário. O Banco Central Europeu (BCE) alerta para “perdas sistemicamente importantes no sector bancário”, uma vez que a dívida das maiores empresas imobiliárias está próxima ou acima dos níveis pré-crise financeira global e a inversão das taxas de juro torna mais difícil o refinanciamento desta dívida.
O impacto destes desenvolvimentos no mercado poderá ser enorme. Os empréstimos para imóveis comerciais aumentaram de preço em média 2,6% e o número de vendas caiu pela metade. Além disso, os aluguéis poderão cair devido à tendência de home offices. Os preços das ações das empresas imobiliárias caíram enormemente e o BCE alerta que muitas empresas poderão em breve encontrar-se em dificuldades financeiras. Isto também poderá ter um impacto no sector bancário, uma vez que cerca de dez por cento de todos os empréstimos bancários na zona euro são no sector imobiliário comercial.
A situação tem potencial para aprofundar a crise, aumentando o risco de perdas sistemicamente importantes no sistema bancário. Outras partes do sistema financeiro que dependem de imóveis comerciais também poderão sofrer perdas graves. Além disso, o mercado imobiliário residencial, que representa 30% de todos os empréstimos bancários, também poderá ficar sob pressão da explosão das taxas de juro do BCE, especialmente se o mercado de trabalho enfraquecer.
A indústria financeira deve, portanto, preparar-se para tempos potencialmente turbulentos, uma vez que a crise imobiliária tem o potencial de ter efeitos de longo alcance em todo o mercado financeiro.
Leia o artigo original em www.n-tv.de