A economia turca está a crescer, mas as taxas de juro elevadas e a lira fraca estão a causar problemas à população. Como a situação se desenvolverá?
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de, a Turquia está actualmente a passar por uma recuperação económica. Apesar da inflação elevada e de uma moeda fraca, a economia está a crescer fortemente. Segundo dados da OCDE, a Turquia será um dos países industrializados com maior crescimento económico em 2023. A evolução positiva deve-se a uma reviravolta de 180 graus por parte do Presidente Recep Tayyip Erdogan. Esta reviravolta também levou a que a agência de classificação S&P elevasse a sua perspectiva para a solvabilidade da Türkiye. Apesar dos grandes desafios que a economia turca enfrenta, existem alguns factores que impulsionam o crescimento do país. Por um lado, a população está a crescer, o que cria oportunidades de crescimento...

A economia turca está a crescer, mas as taxas de juro elevadas e a lira fraca estão a causar problemas à população. Como a situação se desenvolverá?
De acordo com um relatório de www.businessinsider.de,
A Turquia está actualmente a viver uma recuperação económica. Apesar da inflação elevada e de uma moeda fraca, a economia está a crescer fortemente. Segundo dados da OCDE, a Turquia será um dos países industrializados com maior crescimento económico em 2023. A evolução positiva deve-se a uma reviravolta de 180 graus por parte do Presidente Recep Tayyip Erdogan. Esta reviravolta também levou a que a agência de classificação S&P elevasse a sua perspectiva para a solvabilidade da Türkiye.
Apesar dos grandes desafios que a economia turca enfrenta, existem alguns factores que impulsionam o crescimento do país. Por um lado, a população está a crescer, o que gera oportunidades de crescimento e uma procura reprimida de consumo. O comércio com a Rússia aumentou devido à guerra na Ucrânia e a Turquia está a tornar-se um centro do comércio russo. Além disso, a reconstrução após um terramoto devastador está a provocar um boom na construção, do qual beneficiam partes significativas da economia turca.
No entanto, a inflação elevada e a fraqueza da moeda constituem um grande desafio para a economia turca. Outro desafio é a dependência das importações, uma vez que a Turquia tem de importar mais de 95% da sua energia e muitos produtos alimentares. Isto leva a custos crescentes para o país. As taxas de juro foram recentemente aumentadas para 40 por cento para combater o declínio da moeda, mas até agora o sucesso foi limitado. No entanto, existe a perspectiva de que a Turquia continue a ser um dos países com crescimento mais rápido no mundo.
Leia o artigo fonte em www.businessinsider.de