As vendas de automóveis eléctricos estão a aumentar rapidamente na UE – os automóveis a gasóleo foram ultrapassados pela primeira vez. No entanto, o fim do bónus ambiental faz-se sentir na Alemanha.
De acordo com um relatório de www.t-online.de, as vendas de carros eléctricos na UE estão a aumentar rapidamente. As vendas de carros eléctricos aumentaram 37 por cento em relação ao ano anterior, para 1,5 milhões, o que fez com que o mercado europeu de automóveis novos crescesse 13,9 por cento. A participação dos carros elétricos em todos os carros novos vendidos aumentou para 14,6% e ultrapassou pela primeira vez a dos motores diesel. Isto mostra claramente que os carros elétricos estão a ganhar uma quota de mercado cada vez maior. Contudo, a evolução positiva está a ocorrer com mais intensidade em alguns países da UE do que noutros. Itália, Espanha e França, em particular, registaram fortes aumentos, enquanto a Alemanha registou apenas um aumento significativamente menor, de 7,3 por cento...

As vendas de automóveis eléctricos estão a aumentar rapidamente na UE – os automóveis a gasóleo foram ultrapassados pela primeira vez. No entanto, o fim do bónus ambiental faz-se sentir na Alemanha.
De acordo com um relatório de www.t-online.de, as vendas de automóveis eléctricos na UE estão a aumentar rapidamente. As vendas de carros eléctricos aumentaram 37 por cento em relação ao ano anterior, para 1,5 milhões, o que fez com que o mercado europeu de automóveis novos crescesse 13,9 por cento. A participação dos carros elétricos em todos os carros novos vendidos aumentou para 14,6% e ultrapassou pela primeira vez a dos motores diesel. Isto mostra claramente que os carros elétricos estão a ganhar uma quota de mercado cada vez maior.
Contudo, a evolução positiva está a ocorrer com mais intensidade em alguns países da UE do que noutros. Itália, Espanha e França, em particular, registaram fortes aumentos, enquanto a Alemanha registou apenas um aumento significativamente menor, de 7,3 por cento. Em comparação com os níveis anteriores à crise em 2019, as vendas totais ainda são 19% inferiores, apesar do crescimento.
Os especialistas ainda prevêem uma evolução positiva para os consumidores, à medida que está a surgir uma “batalha de descontos” e os carros novos estão a tornar-se novamente mais baratos. Isto poderá levar a um aumento do interesse na compra de automóveis, especialmente relacionados com carros eléctricos. No entanto, existem enormes diferenças entre os países da UE no que diz respeito ao mercado de automóveis eléctricos, com os automóveis eléctricos a desempenhar um papel mais importante em alguns países do que noutros.
Os efeitos destes desenvolvimentos no mercado são diversos. Por um lado, existe um potencial de crescimento contínuo para os carros eléctricos na Europa, o que torna atractivas as oportunidades de investimento no domínio da electromobilidade. Por outro lado, as diferenças entre os países da UE podem trazer novos desafios para fabricantes e concessionários, uma vez que o mercado de automóveis eléctricos difere muito consoante o país. A próxima “batalha de descontos” também poderá criar pressão sobre os preços dos fabricantes, o que poderá ter impacto nas suas margens de lucro. Globalmente, o desenvolvimento do mercado de automóveis eléctricos nos países da UE trará oportunidades e riscos.
Leia o artigo fonte em www.t-online.de