Ranking digital: Bremen em 9º lugar a nível nacional
Ranking digital revela: Bremen brilha em economia, fraco em administração. Novos dados e fatos aqui! #Digitalização #Bremen #Economia #Administração

Ranking digital: Bremen em 9º lugar a nível nacional
No índice estadual Bitkom, Bremen ocupa o nono lugar entre um total de 16 estados federais. Hamburgo ocupa o primeiro lugar. No entanto, Bremen destaca-se como um dos 3 primeiros locais na categoria “Economia Digital”.
A avaliação geral da digitalização em Bremen é de 59,1 em 100 pontos possíveis, o que é um resultado medíocre em comparação com outros países. Bremen tem um desempenho particularmente fraco nas áreas de “Sociedade Digital” e “Administração Digital”, onde ocupa o penúltimo e último lugar, respectivamente. Esta classificação deve-se principalmente à falta de aulas de informática a partir do 5º ano e aos limitados serviços de administração online.
O aspecto positivo pode ser visto na categoria “Economia Digital”, na qual Bremen ocupa o terceiro lugar entre todos os estados federais. Isto deve-se ao elevado número de estagiários e estudantes de TI, bem como à proporção acima da média de empresas nos setores de tecnologia da informação e telecomunicações.
Hamburgo lidera o ranking com 73,5 pontos, seguido por Berlim e Baviera. Os três estados da Alemanha Oriental, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Saxônia-Anhalt e Turíngia, ficam na retaguarda. Quando se trata de digitalização, as cidades-estado e as regiões densamente povoadas tendem a ter um melhor desempenho. A expansão das redes de fibra óptica e da cobertura 5G são mais fáceis de implementar aqui. No entanto, a Baixa Saxónia mostra que a expansão também pode ser bem sucedida nos estados regionais.
O ranking digital da Bitkom inclui dados das áreas de economia digital, infraestrutura digital, sociedade digital, bem como governança e administração digital. Foram examinados 26 indicadores como expansão 5G e cobertura de fibra óptica. A avaliação baseia-se em pesquisas representativas com mais de 5.600 cidadãos, estatísticas oficiais e estudos de terceiros de todos os 16 governos estaduais.