Dólar continua em queda: cortes nas taxas de juros pesam sobre a moeda!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O dólar americano caiu em relação às principais moedas em 29 de agosto de 2025. Os investidores esperam cortes nas taxas de juros por parte do Federal Reserve dos EUA.

Der US-Dollar fiel am 29. August 2025 gegenüber wichtigen Währungen. Anleger erwarten Zinssenkungen der US-Notenbank.
O dólar americano caiu em relação às principais moedas em 29 de agosto de 2025. Os investidores esperam cortes nas taxas de juros por parte do Federal Reserve dos EUA.

Dólar continua em queda: cortes nas taxas de juros pesam sobre a moeda!

Na sexta-feira, 29 de agosto, o dólar americano caiu em relação ao euro e ao franco suíço. A queda do dólar continuou por três dias consecutivos. Agosto terminou com uma queda de 2% face a um cabaz das principais moedas, apontando para as crescentes preocupações dos investidores relativamente a um corte iminente das taxas de juro da Reserva Federal no próximo mês. Estas incertezas fizeram com que o dólar não conseguisse manter os ganhos iniciais após a divulgação dos dados da inflação nos EUA.

Nas negociações da noite, o índice do dólar caiu 0,09%, para 97,803. Neste contexto, o euro subiu para 1,1696 dólares, indicando ganhos mensais superiores a 2%. A libra esterlina também se manteve estável em US$ 1,3502, registrando ganhos mensais semelhantes. Analisando a evolução face ao iene japonês, o dólar caiu 2,5% ao longo do mês, mas recuperou ligeiramente na última sessão.

Desenvolvimentos de mercado e movimentos cambiais

Adicionalmente, ocorreram movimentos nos dólares neozelandeses e chineses. O dólar neozelandês registou uma ligeira subida após a demissão de Neil Quigley, presidente do Banco Central da Nova Zelândia. O yuan chinês atingiu o seu nível mais elevado em dez meses, apoiado por uma política positiva do banco central. Em contrapartida, a rupia indiana caiu para um mínimo histórico, influenciada pelas tensões comerciais com Washington.

Estes desenvolvimentos fazem parte do cenário económico dinâmico e complexo dos Estados Unidos, que, como muitos sabem, é considerado uma das principais economias do mundo. Os Estados Unidos são uma república federal composta por 50 estados e o distrito capital de Washington, D.C. A área total e a população fazem dos EUA o terceiro maior país do mundo.

Economia e influência internacional

Com um PIB estimado em aproximadamente 30,507 biliões de dólares em 2025, a economia dos EUA está na vanguarda da concorrência e da inovação globais. Os EUA também têm uma forte presença cultural e militar que influencia enormemente os eventos internacionais. Hollywood exemplifica uma influência cultural significativa espalhada pelas indústrias cinematográfica e musical. Politicamente, os EUA têm um sistema bipartidário, dominado por Democratas e Republicanos, que tem experimentado uma polarização crescente nos últimos anos.

Estas condições económicas e políticas têm impacto directo nos movimentos cambiais e são um factor chave para os investidores. Os próximos meses serão provavelmente cruciais, à medida que os mercados reagem a potenciais cortes nas taxas de juro e ao seu impacto na economia dos EUA.

Para mais detalhes sobre a evolução actual da taxa de câmbio, leia o artigo completo em Mundo Tesaa e descubra a complexa história e estrutura dos EUA Wikipédia.