Existe o risco de bilhões em danos? Aiwanger soa o alarme para a economia da Baviera!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Ministro da Baviera, Aiwanger, alerta para os prejuízos de milhares de milhões decorrentes da ameaça de tarifas dos EUA sobre produtos europeus e apela à acção.

Bayerns Minister Aiwanger warnt vor Milliardenschäden durch drohende US-Zölle auf europäische Produkte und fordert Maßnahmen.
O Ministro da Baviera, Aiwanger, alerta para os prejuízos de milhares de milhões decorrentes da ameaça de tarifas dos EUA sobre produtos europeus e apela à acção.

Existe o risco de bilhões em danos? Aiwanger soa o alarme para a economia da Baviera!

O governo do estado da Baviera manifesta preocupação com a ameaça das tarifas dos EUA sobre produtos europeus. O Ministro da Economia, Hubert Aiwanger (Eleitores Livres), descreve a situação como um grande perigo para a economia da Baviera, que é fortemente orientada para a exportação. Os EUA são o maior parceiro de exportação da Baviera; em 2023, o Estado Livre exportou bens no valor de 28,4 mil milhões de euros para os Estados Unidos. Isto corresponde a 12,6% do total das exportações da Baviera. Os bens de exportação mais importantes são automóveis, casas móveis, máquinas e dispositivos médicos.

Aiwanger alerta para “biliões de dólares em danos” para a economia bávara decorrentes de possíveis tarifas e apela ao governo federal e à UE para que tomem medidas contra estas medidas. Ele também pede impostos mais baixos sobre as sociedades e um fornecimento de energia seguro e acessível para fortalecer a competitividade. Enfatiza também a necessidade de reduzir a dependência dos EUA e da China e de abrir novos mercados na América do Sul, África e Sudeste Asiático.

Conflito comercial com os EUA

Aiwanger salienta que as tarifas contra o México e o Canadá foram suspensas por enquanto, o que é importante para muitas empresas alemãs que produzem no México para o mercado dos EUA. Stephanie Schuhknecht, do Partido Verde, descreve as tarifas ameaçadas como “veneno” para a indústria automóvel bávara, uma vez que um em cada cinco carros da Baviera será exportado para os EUA em 2023. Os fornecedores no México também poderão ser afetados.

Aiwanger considera grave o perigo de desindustrialização da Europa como resultado do objectivo de Trump de devolver a capacidade de produção aos EUA. Ele informa sobre um fornecedor automóvel da Baviera que poderá perder centenas de milhões de dólares anualmente devido às tarifas dos EUA contra o México. Aiwanger descreve a situação como um “golpe decisivo” para muitos investidores alemães e apela a uma solução europeia para o conflito comercial, a fim de ser melhor percebida. Alto sueddeutsche.de O produto interno bruto da Alemanha poderá cair drasticamente, o que também teria consequências significativas para a Baviera.