Crise energética: A indústria austríaca comemora nova compensação do preço da eletricidade!
A indústria energética austríaca saúda a compensação do preço da eletricidade para a indústria em 2025. 150 milhões de euros previstos para as empresas afetadas.

Crise energética: A indústria austríaca comemora nova compensação do preço da eletricidade!
A Austrian Energy saudou a anunciada compensação do preço da electricidade para as empresas industriais. A associação industrial apela a um apoio direcionado às empresas com utilização intensiva de energia, a fim de garantir a sua competitividade na atual situação de crise. O governo federal está a planear uma nova edição da compensação do preço da eletricidade para os anos de 2025 e 2026, dentro da qual serão disponibilizados um total de 150 milhões de euros a título de compensação do custo da eletricidade. As empresas cujo consumo anual seja de pelo menos um gigawatt-hora têm direito a esta compensação.
A crise energética desencadeada pelo ataque da Rússia à Ucrânia fez subir os custos energéticos para as empresas industriais. O instituto de investigação económica de Basileia, Prognos, realizou uma análise para determinar quais as empresas e sectores que são particularmente afectados. O preço da electricidade industrial na Áustria situa-se a meio do intervalo europeu, mas os sectores metalúrgico, do papel e químico, em particular, debatem-se com enormes aumentos de preços.
Suporte recomendado e problemas de curto prazo
Prognos recomenda apoio direcionado às indústrias afetadas para garantir a sua viabilidade na situação atual. Contudo, sublinha-se que a compensação do preço da electricidade é apenas uma solução de curto prazo. No longo prazo, o nível de preços só pode ser reduzido através do aumento da oferta. Isto requer investimento em fontes de energia renováveis para reduzir a dependência das importações de energia fóssil.
As empresas planeiam investir milhares de milhões de dólares na expansão de centrais de energia renováveis e na melhoria das redes e do armazenamento nos próximos anos. Estes investimentos são necessários para garantir um abastecimento energético sustentável e independente.
Desafios constantes na política de preços de energia
A situação da indústria continua tensa, mesmo que a compensação do preço da electricidade seja um passo na direcção certa. De acordo com o estudo vbw Os sectores que mais sofrem com os preços da energia são afectados por uma concorrência considerável, não só na Áustria, mas também a nível internacional. A resposta política adequada a estes desafios será crucial para a estabilidade da indústria e de toda a economia.
 
            