Colheita de grãos bem-sucedida: o trigo está crescendo apesar do verão quente na Renânia do Norte-Vestfália!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Colheita de grãos na Renânia do Norte-Vestfália 2025: Apesar dos problemas climáticos, bons rendimentos de trigo e colza. Maior colheita de trigo esperada desde 2016.

Getreideernte in NRW 2025: Trotz Wetterproblemen gute Erträge bei Weizen und Raps. Höchste Weizenernte seit 2016 erwartet.
Colheita de grãos na Renânia do Norte-Vestfália 2025: Apesar dos problemas climáticos, bons rendimentos de trigo e colza. Maior colheita de trigo esperada desde 2016.

Colheita de grãos bem-sucedida: o trigo está crescendo apesar do verão quente na Renânia do Norte-Vestfália!

A colheita de grãos na Renânia do Norte-Vestfália está a todo vapor. Atualmente, os agricultores estão concentrados na colheita do trigo, considerado o grão mais importante. De acordo com o Jornal do sul da Alemanha Os rendimentos do trigo de inverno semeado no outono apresentam resultados satisfatórios. Porém, a falta de água da chuva e as altas temperaturas em alguns dias podem afetar a produtividade.

Na Renânia do Norte-Vestfália, o trigo é cultivado em quase metade das terras aráveis. A cevada de inverno foi colhida relativamente cedo e sem maiores problemas. Os rendimentos desta cultura estão por vezes bem acima da média em todo o país. Nas próximas semanas serão colhidos outros tipos de cereais como aveia, centeio, triticale (ração animal) e colza, enquanto a colheita do milho só está prevista para o Outono.

Números positivos de colheita na Renânia do Norte-Vestfália

Apesar das condições climáticas difíceis, os agricultores da Renânia do Norte-Vestefália conseguiram uma boa colheita de cereais e colza. De acordo com um comunicado do Estado da Renânia do Norte-Vestfália 3,93 milhões de toneladas de grãos já foram colhidas este ano. Isto representa um aumento de cerca de 11% em relação ao ano anterior. A colheita de trigo é particularmente agradável, atingindo 2,15 milhões de toneladas, um aumento de 17,5%, tornando-se a maior colheita desde 2016.

O rendimento da área de trigo de inverno é de 8,7 toneladas por hectare, o que é 12,2% superior ao de 2021. O trigo de primavera também apresenta um desenvolvimento positivo, com um aumento de cerca de 22% para 6 toneladas por hectare. A cevada de inverno atingiu 7,9 toneladas por hectare, cerca de 9% a mais que no ano passado, enquanto a cevada de primavera atingiu 5,9 toneladas por hectare - um aumento de 20% em relação a 2021.

Desafios futuros e condições meteorológicas

Outros cereais também apresentam rendimentos agradáveis: o centeio regista cerca de 7 toneladas por hectare e o triticale atinge 6,8 toneladas por hectare. A aveia ainda apresentou aumento de 24% e alcançou rendimento de 5,7 toneladas. No entanto, o calor e a seca que prevalecem desde o início do Verão estão a ter um impacto negativo no crescimento da batata, do milho e da beterraba sacarina.

Em solos leves e arenosos, o milho por vezes está completamente seco e já se realizam colheitas forçadas. O crescimento das plantas parou em quase todo o país no final do verão. Para o futuro, a Ministra Silke Gorißen enfatiza a necessidade de mais segurança no planeamento da agricultura. Desafios como o aquecimento persistente, o aumento dos custos da energia e os preços dos fertilizantes colocam à indústria tarefas importantes.

O Ministério da Agricultura está a planear medidas para promover a digitalização na agricultura e melhorar o abastecimento de água para enfrentar estes desafios.