Aumento do IVA na restauração: Especialista financeiro alerta para graves consequências
Berlim. A partir de Janeiro, voltará a aplicar-se uma taxa de IVA de 19 por cento à alimentação nos restaurantes. É assim que estão desesperados os donos de restaurantes de Berlim. Danjel Zarte está frustrado e “puto”, como ele diz, com o próximo aumento do IVA sobre a alimentação nos restaurantes. Além de dois bares, o dono do restaurante berlinense administra o “Das Hoven”, um café em Neukölln. “O aumento do IVA é um ultraje porque a indústria da restauração está pior do que nunca”, afirma o homem de 35 anos. Matthias Martens, gestor de operações do The Grand Berlin, também confirma: "Tememos o aumento do IVA. É o próximo golpe nos livros de uma indústria que tem sido...

Aumento do IVA na restauração: Especialista financeiro alerta para graves consequências
Berlim.A partir de Janeiro, voltará a aplicar-se uma taxa de IVA de 19 por cento à alimentação nos restaurantes. É assim que estão desesperados os donos de restaurantes de Berlim.
Como www.morgenpost.de relatado,
O próximo aumento do IVA sobre os alimentos nos restaurantes de Berlim terá, sem dúvida, um impacto significativo na indústria. As atuais declarações dos donos de restaurantes deixam claro que o aumento é visto como um fardo adicional, especialmente dadas as dificuldades contínuas causadas pela pandemia corona.
O aumento do IVA conduzirá muito provavelmente a um novo aumento dos preços nos restaurantes e cafés para compensar os custos adicionais. Isto poderia levar os consumidores a comer fora com menos frequência, o que, por sua vez, poderia afectar as receitas das empresas de restauração.
Além disso, o aumento do IVA poderia levar os donos de restaurantes a olharem mais de perto os seus custos operacionais e possivelmente a tomarem medidas como a redução de pessoal ou a poupança na compra de matérias-primas. Isto, por sua vez, poderia ter um impacto no emprego e nos fornecedores da região.
Globalmente, é de esperar que o aumento do IVA sobre os alimentos nos restaurantes em Berlim represente mais um desafio numa situação económica já tensa e incerta. Os profissionais financeiros devem acompanhar de perto a evolução da indústria nos próximos meses para compreender as implicações a longo prazo e fazer ajustes nas suas previsões, se necessário.
Leia o artigo fonte em www.morgenpost.de