Os primeiros bondes estão circulando novamente em Wuhlheide – alívio para os passageiros!
A ponte Wuhlheide em Berlim foi demolida. Os primeiros bondes voltam a funcionar; Desvios e trabalhos com ruído devem ser levados em consideração.

Os primeiros bondes estão circulando novamente em Wuhlheide – alívio para os passageiros!
Os primeiros bondes voltaram a circular na rota do bonde Wuhlheide desde hoje, 29 de maio de 2025. A Berliner Verkehrsbetriebe (BVG) anunciou que a largada correu bem. Um serviço de transporte na linha M17 será estabelecido a cada 10 minutos entre Blockdammweg e a estação Schöneweide S-Bahn. No entanto, os desvios para as restantes linhas de eléctrico permanecerão em vigor, enquanto o serviço de substituição de autocarros anteriormente estabelecido será descontinuado. A partir de sábado, todas as linhas desta zona deverão voltar a funcionar regularmente.
Este período de transição é utilizado para adaptar sistemas de informação, horários de serviços e horários para garantir operações estáveis. Antes da reabertura do tráfego, os trilhos foram verificados e a catenária foi reconstruída e conectada. Pedestres e ciclistas também podem cruzar novamente de Treskowallee para Edisonstrasse. No cruzamento, que atualmente funciona sem semáforos, os seguranças regulam o funcionamento dos bondes, bem como o tráfego de pedestres e bicicletas. Ambulâncias, polícia e bombeiros também têm a oportunidade de passar pela área na direção de Treskowallee/Edisonstrasse.
Estado da Ponte Wuhlheide
A rota do bonde ficou fechada por muito tempo porque a ponte Wuhlheide corria o risco de desabar. Durante os testes, foram descobertas inúmeras fissuras ao longo de toda a extensão da ponte, o que levou à sua demolição. Isso começou no último sábado. O fechamento total da ponte levou a interrupções significativas no tráfego rodoviário e ferroviário.
Todo o canteiro de obras para demolição da ponte deverá estar concluído até 27 de junho, no máximo. A facilitação do tráfego de veículos está prevista até 6 de junho de 2025, embora dependa do andamento da construção e das condições climáticas. Atualmente, seis dos nove canteiros de obras já foram demolidos.
Trabalho noturno planejado
Além dos trabalhos em andamento, os moradores são informados de que serão realizados trabalhos noturnos com uso intensivo de ruído com base nos regulamentos de proteção contra ruído. Estas estão previstas para o período de 26 de maio de 2025, às 20h. a 29 de maio de 2025, às 7h00, seguido de trabalhos adicionais a partir de 2 de junho de 2025, às 20h00. a 4 de junho de 2025, 7h00
A obra inclui a britagem e separação de concreto armado quebrado, bem como medidas de logística de construção e obras na linha aérea do bonde.
A poluição sonora esperada pode atingir níveis de até 84 dB(A), com níveis máximos de curto prazo de até 87 dB(A). Cartas informativas serão distribuídas aos residentes afectados indicando que se o nível de avaliação for 65 dB(A) ou mais e os níveis de pico forem superiores a 75 dB(A), será feita uma oferta para um quarto de substituição. Estas ofertas assumem a forma de um reembolso fixo de despesas.
Os edifícios e ruas afetados incluem:
- An der Wuhlheide 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20
- Roedernstraße 8-14b, 15-20
- Zeppelinstraße 1-12, 14, 16, 34, 34a
- Edisonstraße 29-39
- Helmholtzstraße 1-11
- Fritz-Kirsch-Zeile 12-35
- Fuststraße 12-50
Toda a situação em torno da Ponte Wuhlheide mostra os desafios que existem nas infra-estruturas de transporte de Berlim e as medidas tomadas pelas autoridades para os resolver. O BVG e a administração municipal estão se esforçando para concluir o canteiro de obras o mais rápido possível e minimizar os transtornos para moradores e passageiros.
Para mais informações sobre a obra e os próximos ajustes de tráfego, acesse o site Jornal do sul da Alemanha e des Senado de Berlim ser visitado.