A UE planeia um período de pagamento de 30 dias: os custos de financiamento aumentam para as pequenas empresas
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, a economia alemã resiste aos planos da Comissão Europeia de introduzir um período de pagamento uniforme de 30 dias para todas as transações comerciais. Os críticos, incluindo a Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK) e a Associação Comercial Alemã (HDE), alertam para o aumento dos custos de financiamento, especialmente para as pequenas empresas. O prazo padrão atual para transações comerciais é de 60 dias, embora sejam possíveis acordos individuais. Os planos da Comissão Europeia visam combater os atrasos nos pagamentos e garantir que as pequenas e médias empresas não entrem em dificuldades financeiras. O Ministro Federal da Justiça manifestou preocupação pelo facto de prazos rígidos não fazerem justiça às diferentes circunstâncias e não fornecerem à economia recursos suficientes...

A UE planeia um período de pagamento de 30 dias: os custos de financiamento aumentam para as pequenas empresas
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
A economia alemã resiste aos planos da Comissão Europeia de introduzir um período de pagamento uniforme de 30 dias para todas as transações comerciais. Os críticos, incluindo a Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK) e a Associação Comercial Alemã (HDE), alertam para o aumento dos custos de financiamento, especialmente para as pequenas empresas. O prazo padrão atual para transações comerciais é de 60 dias, embora sejam possíveis acordos individuais.
Os planos da Comissão Europeia visam combater os atrasos nos pagamentos e garantir que as pequenas e médias empresas não entrem em dificuldades financeiras. O Ministro Federal da Justiça manifestou preocupação com o facto de prazos rígidos não fazerem justiça às diferentes circunstâncias e deixarem à economia muito pouco espaço para a liberdade contratual. A associação comercial alemã alerta contra os requisitos rígidos e sublinha que acordar um prazo de pagamento mais longo para o retalhista é essencial para mercadorias que permanecem na loja ou no armazém por um período de tempo mais longo, pois isso pode poupar elevados custos de financiamento.
Como especialista financeiro, vejo o impacto potencial no mercado e no setor financeiro. Um prazo de pagamento uniforme de 30 dias poderia prejudicar a situação de liquidez das pequenas e médias empresas. Prazos de pagamento curtos forçariam as empresas a financiar frequentemente a compra de bens e as lacunas de liquidez resultantes teriam muitas vezes de ser cobertas por empréstimos. Isto poderá levar ao aumento dos custos de financiamento e pesar sobre a actividade económica.
Além disso, os requisitos rígidos poderão limitar a flexibilidade das empresas e fazer com que sejam confrontadas com custos mais elevados para a aquisição dos bens. A introdução de um prazo de pagamento uniforme deve, portanto, ser cuidadosamente considerada, a fim de garantir a estabilidade financeira das empresas e evitar efeitos negativos no mercado.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de