Eurofighter: A Europa está investindo bilhões em novos caças!
Vários países europeus estão encomendando novos Eurofighters para atualizar as suas forças aéreas e afirmar-se na competição internacional.
Eurofighter: A Europa está investindo bilhões em novos caças!
Vários países europeus, incluindo Itália e Espanha, estão a realizar grandes atualizações nas suas forças aéreas. O Eurofighter, que está em operação há 30 anos, vive atualmente uma das maiores ondas de compras de sua história. A Espanha encomendou 25 novos Eurofighters, enquanto a Itália assinou um pedido de 24 exemplares Mundo relatado.
Em junho, o chanceler alemão Olaf Scholz anunciou que a Força Aérea compraria 20 Eurofighters. Além disso, após a aprovação das exportações de armas para a Arábia Saudita, espera-se uma nova encomenda de 54 jatos de Riade e novas encomendas do Qatar. A Turquia também demonstrou interesse em 40 Eurofighters depois que dois modelos foram levados para avaliação.
Investimentos e pedidos
Itália e Espanha estão a investir um total de mais de 11 mil milhões de euros na modernização das suas forças aéreas. O valor total do contrato em Espanha é de 4,5 mil milhões de euros, enquanto a Itália está a investir mais de sete mil milhões de euros em novos Eurofighters. A Alemanha já tinha encomendado 38 Eurofighters por 5,5 mil milhões de euros em 2020, então Semana de Investimento.
Um total de 730 Eurofighters de oito países foram encomendados até agora, com 603 unidades já entregues até o final de 2023. Giancarlo Mezzanatto, chefe do consórcio Eurofighter, prevê que 100 a 200 novos pedidos poderão ser recebidos nos próximos anos. As entregas dos novos jatos na Itália e na Espanha estão programadas para começar no final da década, com os novos Eurofighters substituindo versões mais antigas na Itália e expandindo a frota na Espanha.
O consórcio Eurofighter, formado por Airbus, BAE Systems e Leonardo, está obtendo sucesso na competição com o americano F-35 da Lockheed Martin, que possui mais de 1.000 unidades em todo o mundo e 20 países clientes. O Eurofighter também está em contínuo desenvolvimento, incluindo um novo cockpit e modernizações. A Alemanha e a Espanha estão a desenvolver em conjunto o radar MK1 E-Scan, enquanto a Itália e o Reino Unido estão a trabalhar no radar MK2.
A produção do Eurofighter ocorre em uma rede complexa: a asa esquerda é fabricada na Itália, a asa direita na Espanha e a fuselagem central na Alemanha. As novas encomendas não só fortalecem a produção em série, mas também ajudam a garantir empregos nas empresas transformadoras. No entanto, estes desenvolvimentos também levantam questões sobre a estabilidade política de potenciais compradores, uma vez que as encomendas internacionais poderiam estabelecer ainda mais o Eurofighter.