Empresas da zona euro em dezembro: sentimento fraco aponta para contração económica
De acordo com um relatório de www.boerse.de, o sentimento entre as empresas da zona euro deteriorou-se surpreendentemente em Dezembro. O índice de gestores de compras S&P Global caiu 0,6 pontos, para 47,0 pontos, em comparação com o mês anterior. Os analistas, porém, esperavam um aumento para uma média de 48,0 pontos. A economia deverá, portanto, ter contraído novamente no quarto trimestre. A deterioração do sentimento entre as empresas da zona euro não só tem impacto na economia local, mas também pode ter implicações globais. Um declínio no desempenho económico na zona euro poderá levar a um abrandamento do crescimento económico global. Isso também pode afetar o mercado de ações internacional e levar a...

Empresas da zona euro em dezembro: sentimento fraco aponta para contração económica
De acordo com um relatório de www.boerse.de,
O clima entre as empresas da zona euro deteriorou-se inesperadamente em Dezembro. O índice de gestores de compras S&P Global caiu 0,6 pontos, para 47,0 pontos, em comparação com o mês anterior. Os analistas, porém, esperavam um aumento para uma média de 48,0 pontos. A economia deverá, portanto, ter contraído novamente no quarto trimestre.
A deterioração do sentimento entre as empresas da zona euro não só tem impacto na economia local, mas também pode ter implicações globais. Um declínio no desempenho económico na zona euro poderá levar a um abrandamento do crescimento económico global. Isto também poderá afectar o mercado bolsista internacional e levar a um aumento da volatilidade. Além disso, a contracção económica na zona euro poderia levar a um declínio nos volumes de comércio com outros países, o que por sua vez afectaria as cadeias de abastecimento globais e os fluxos comerciais internacionais.
No que diz respeito ao sector financeiro, os bancos e instituições financeiras na zona euro poderão ser afectados negativamente pelo enfraquecimento da economia e pela redução do investimento. Isso pode afetar os preços das ações e o desempenho financeiro.
Os baixos preços de compra combinados com os preços de venda estagnados poderão levar a margens de lucro e rentabilidade mais baixas em vários sectores da economia. Isto, por sua vez, poderia perturbar os investidores e levar à relutância em investir.
Os números mostram que a situação económica na zona euro é preocupante e que existe a possibilidade de uma recessão técnica. É importante acompanhar de perto a evolução na zona euro e levar a sério o seu impacto potencial nos mercados financeiros globais.
Fonte: De acordo com relatório da www.boerse.de
Leia o artigo fonte em www.boerse.de