Especialista alerta sobre inflação: o compromisso orçamentário da coalizão de semáforos está aumentando a inflação
De acordo com um relatório de www.merkur.de, o compromisso orçamental da coligação dos semáforos também terá um impacto sobre a inflação, temem os economistas. De acordo com um estudo recente, algumas decisões poderão aumentar a inflação. A taxa de inflação em janeiro é estimada em pouco menos de quatro por cento. Entre outras coisas, espera-se que o preço do CO₂ suba de 30 para 45 euros, o que poderá fazer com que os preços da energia, como o reabastecimento e o aquecimento, se tornem mais caros. Além disso, são esperadas novas medidas, como o aumento do imposto sobre bilhetes no transporte aéreo e a imposição de uma taxa sobre o plástico, o que poderá fazer com que a taxa de inflação suba ainda mais. Uma pesquisa do Instituto ifo também mostra que mais...

Especialista alerta sobre inflação: o compromisso orçamentário da coalizão de semáforos está aumentando a inflação
De acordo com um relatório de www.merkur.de Os economistas temem que o compromisso orçamental da coligação dos semáforos também tenha um impacto sobre a inflação. De acordo com um estudo recente, algumas decisões poderão aumentar a inflação. A taxa de inflação em janeiro é estimada em pouco menos de quatro por cento. Entre outras coisas, espera-se que o preço do CO₂ suba de 30 para 45 euros, o que poderá fazer com que os preços da energia, como o reabastecimento e o aquecimento, se tornem mais caros. Além disso, são esperadas novas medidas, como o aumento do imposto sobre bilhetes no transporte aéreo e a imposição de uma taxa sobre o plástico, o que poderá fazer com que a taxa de inflação suba ainda mais. Uma pesquisa do Instituto Ifo também mostra que mais empresas querem aumentar os seus preços, o que poderia fazer com que as taxas de inflação estagnassem por enquanto. No entanto, o Presidente do Bundesbank, Joachim Nagel, espera apenas que o compromisso orçamental tenha efeitos limitados sobre a inflação na Alemanha. Uma previsão recente do Bundesbank prevê que a taxa de inflação cairá para metade no próximo ano.
Os factos acima indicados indicam que o compromisso orçamental da coligação dos semáforos terá um impacto significativo na taxa de inflação na Alemanha. O aumento do preço do carbono e as medidas planeadas para impor impostos adicionais poderão fazer com que os consumidores sejam confrontados com custos crescentes de energia, especialmente em relação ao reabastecimento e ao aquecimento. Além disso, a pesquisa do Instituto Ifo sinaliza que as empresas querem aumentar os seus preços nos próximos meses, o que poderia apoiar um novo aumento nas taxas de inflação.
Esta evolução poderá ter um impacto significativo no mercado e na indústria financeira, uma vez que o aumento das taxas de inflação conduz normalmente a uma redução do poder de compra dos consumidores e a custos mais elevados para as empresas. Isto poderia levar a um declínio no consumo e a um aumento dos encargos para as empresas. Além disso, o aumento das taxas de inflação poderá influenciar a política monetária do Banco Central Europeu, que se esforça por manter a inflação num nível estável. Contudo, a previsão do Bundesbank, que prevê que a taxa de inflação cairá para metade no próximo ano, sugere que o impacto a longo prazo poderá ser limitado.
Leia o artigo fonte em www.merkur.de