Avaliação de especialistas: Aumento do preço do pescado está fazendo com que os consumidores reduzam as quantidades de compra
Segundo reportagem da www.n-tv.de, os preços do peixe e do marisco subiram nos primeiros nove meses do ano, enquanto a quantidade vendida caiu. Observamos que os alemães gastaram mais dinheiro em peixe e marisco em geral, mas a quantidade comprada caiu 5,5 por cento em comparação com o ano anterior. Isto poderia sugerir que os aumentos de preços são a principal razão para o aumento do volume de gastos. Em média, os preços dos produtos da pesca aumentaram 10,3 por cento, para 12,13 euros por quilograma, entre Janeiro e Setembro. As quantidades reduzidas de compra afetam todos os grupos de produtos, especialmente conservas de peixe (menos 9,1 por cento), ...

Avaliação de especialistas: Aumento do preço do pescado está fazendo com que os consumidores reduzam as quantidades de compra
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, os preços do peixe e do marisco subiram nos primeiros nove meses do ano, enquanto a quantidade vendida caiu. Observamos que os alemães gastaram mais dinheiro em peixe e marisco em geral, mas a quantidade comprada caiu 5,5 por cento em comparação com o ano anterior. Isto poderia sugerir que os aumentos de preços são a principal razão para o aumento do volume de gastos.
Em média, os preços dos produtos da pesca aumentaram 10,3 por cento, para 12,13 euros por quilograma, entre Janeiro e Setembro. As quantidades reduzidas de compra afectam todos os grupos de produtos, especialmente peixe enlatado (menos 9,1 por cento), peixe fumado (menos 8,8 por cento) e peixe fresco (menos 7,1 por cento).
As razões para os aumentos de preços incluem o aumento dos custos logísticos internacionais e o aumento dos custos com pessoal devido à escassez de trabalhadores qualificados. A fraqueza do euro também desempenhou um papel importante em 2022, uma vez que a maior parte do peixe é negociado em dólares.
A organização ambientalista WWF criticou a pesca do caranguejo nas costas alemã, holandesa e dinamarquesa do Mar do Norte. Ela critica que a pesca do camarão, dada a sua escala, é incompatível com a protecção dos parques nacionais do Mar de Wadden e gera demasiadas capturas acessórias de peixes juvenis e invertebrados.
A evolução do mercado do peixe poderá ter efeitos a longo prazo no sector financeiro. O aumento dos preços e a redução das quantidades poderão levar a uma mudança no comportamento dos clientes e a um ajustamento das estratégias de vendas dos retalhistas. Além disso, o aumento do custo dos produtos do mar, combinado com outros factores de inflação, poderá ter um impacto na evolução geral dos preços e no comportamento do consumidor. Os peritos financeiros devem ficar atentos à evolução do mercado dos produtos do mar, uma vez que poderão ter implicações económicas mais amplas.
Leia o artigo original em www.n-tv.de