As exportações das empresas alemãs aumentaram acentuadamente em Novembro – apesar dos desafios da economia global
De acordo com um relatório do www.zeit.de, o Serviço Federal de Estatística reportou uma forte taxa de crescimento nas exportações alemãs em Novembro. O valor das exportações aumentou 3,7 por cento para 131,2 mil milhões de euros em comparação com o mês anterior, ajustado de calendário e sazonalmente. No entanto, o valor caiu cinco por cento ano a ano. A fraqueza da economia global está a colocar pressão sobre a procura de produtos alemães e a afectar o comércio externo. Nos primeiros onze meses do ano, as exportações de bens caíram 1,1 por cento, para 1,44 biliões de euros, em comparação com o mesmo período do ano passado. As importações caíram 12,2 por cento em Novembro, para 110,8 mil milhões de euros, em comparação com o mesmo mês do ano passado. As exportações…

As exportações das empresas alemãs aumentaram acentuadamente em Novembro – apesar dos desafios da economia global
De acordo com um relatório de www.zeit.de, o Serviço Federal de Estatística reportou uma forte taxa de crescimento nas exportações alemãs em Novembro. O valor das exportações aumentou 3,7 por cento para 131,2 mil milhões de euros em comparação com o mês anterior, ajustado de calendário e sazonalmente. No entanto, o valor caiu cinco por cento ano a ano. A fraqueza da economia global está a colocar pressão sobre a procura de produtos alemães e a afectar o comércio externo. Nos primeiros onze meses do ano, as exportações de bens caíram 1,1 por cento, para 1,44 biliões de euros, em comparação com o mesmo período do ano passado. As importações caíram 12,2 por cento em Novembro, para 110,8 mil milhões de euros, em comparação com o mesmo mês do ano passado.
As exportações para países da UE aumentaram 5,4 por cento em comparação com o mês anterior, enquanto as exportações para países terceiros aumentaram apenas 1,8 por cento. As exportações para os EUA caíram 1,4 por cento, enquanto subiram 3,1 por cento para a China e 15,2 por cento para o Reino Unido.
Os efeitos negativos da fraca economia global e do declínio das exportações para alguns mercados importantes, como os EUA, poderão afectar os lucros das empresas exportadoras alemãs. A diminuição das importações também indica um menor potencial de procura interna, o que poderá representar um desafio adicional para a economia alemã. No entanto, o aumento das exportações para os países da UE poderia ajudar parcialmente a amortecer as consequências das flutuações do comércio global.
No geral, a evolução das exportações e importações da Alemanha em Novembro mostra uma tendência mista, que pode ser atribuída às incertezas económicas e às relações comerciais globais. Esta evolução está a ser acompanhada de perto por especialistas financeiros, uma vez que poderá potencialmente impactar os preços das ações, a moeda e a economia em geral.
Leia o artigo fonte em www.zeit.de