Indústria exportadora alerta: estudo recomenda ajuste de estratégia
A experiência alerta para um enfraquecimento permanente da globalização – a indústria exportadora alemã enfrenta desafios. Saiba mais sobre as recomendações para empresas. #Globalização #Indústria Exportadora #PrognosInstitut.

Indústria exportadora alerta: estudo recomenda ajuste de estratégia
A indústria de exportação na Alemanha enfrenta um desafio, uma vez que o Instituto Prognos prevê um enfraquecimento permanente da globalização. The consulting company's experts emphasize that a revitalization of multilateral global cooperation in economic policy is unlikely. Fala-se mesmo de um cenário realista de uma inversão parcial da globalização económica, o que implicaria riscos significativos e potenciais danos consequentes para as empresas e economias na Europa, especialmente para a Alemanha.
Segundo estimativas do instituto, cerca de um terço do valor acrescentado da Alemanha é actualmente exportado. Os autores do estudo apontam para as crescentes tensões geopolíticas e sublinham a elevada dependência da China para determinados produtos, como computadores portáteis, embora o resto da UE seja o mercado de vendas mais importante. Um exemplo preocupante é o declínio das exportações para a Rússia desde o ataque à Ucrânia em 2022, destacando a vulnerabilidade da indústria exportadora aos desenvolvimentos políticos.
Para contrariar os possíveis riscos, os autores recomendam uma maior diversificação das cadeias de abastecimento, a fim de reduzir a dependência de locais individuais. Embora uma dissociação total da China e de outros mercados de risco no curto prazo resultasse em enormes perdas de mercado, a reestruturação direccionada poderia proteger as empresas a longo prazo. Por exemplo, os motores eléctricos poderiam ser cada vez mais provenientes da América do Norte para reduzir a vulnerabilidade aos fornecedores chineses.