O BCE decide suspender as taxas de juro apesar das preocupações económicas: especialistas financeiros analisam os efeitos.
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter a taxa de juro diretora constante pela terceira vez consecutiva. Esta decisão surge apesar da tendência descendente da inflação na área do euro e do enfraquecimento da economia. A taxa de juro diretora foi mantida em 4,50 por cento, enquanto a taxa de depósito permaneceu em 4,00 por cento. O BCE aumentou as taxas de juro dez vezes desde o verão de 2022, mas encontra-se agora num patamar das taxas de juro devido à redução significativa da inflação. A Presidente do BCE, Christine Lagarde, enfatizou que ainda era demasiado cedo para declarar vitória sobre a inflação e que uma reviravolta nas taxas de juro não era actualmente um problema. Apesar de …

O BCE decide suspender as taxas de juro apesar das preocupações económicas: especialistas financeiros analisam os efeitos.
De acordo com um relatório de www.n-tv.de, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter a taxa de juro diretora constante pela terceira vez consecutiva. Esta decisão surge apesar da tendência descendente da inflação na área do euro e do enfraquecimento da economia.
A taxa de juro diretora foi mantida em 4,50 por cento, enquanto a taxa de depósito permaneceu em 4,00 por cento. O BCE aumentou as taxas de juro dez vezes desde o verão de 2022, mas encontra-se agora num patamar das taxas de juro devido à redução significativa da inflação. A Presidente do BCE, Christine Lagarde, enfatizou que ainda era demasiado cedo para declarar vitória sobre a inflação e que uma reviravolta nas taxas de juro não era actualmente um problema. Apesar da forte especulação sobre cortes rápidos nas taxas de juro, estes estão actualmente a ser descartados.
A decisão de manter a taxa de juro diretora constante é também influenciada pela fase fraca da economia na área do euro. Segundo o presidente do Instituto IFO, Clemens Fuest, a Alemanha está até presa numa recessão. No entanto, o BCE quer evitar estrangular completamente a economia, razão pela qual evita actualmente cortar as taxas de juro.
Como essa decisão poderia afetar o mercado e o setor financeiro? Um possível impacto poderá ser o enfraquecimento permanente da economia da área do euro se as taxas de juro não forem reduzidas, o que poderá ter um impacto negativo nos investimentos e nos empréstimos. A probabilidade de um primeiro movimento de descida em Abril foi estimada em mais de 60 por cento antes da decisão, mostrando que os mercados esperavam uma redução das taxas.
Globalmente, porém, resta saber como a economia na área do euro e a inflação irão evoluir ao longo do tempo, uma vez que estes factores são cruciais para futuras decisões de política monetária por parte do BCE.
Leia o artigo original em www.n-tv.de