Conselho do BCE alerta para riscos de crescimento descendente
O Banco Central Europeu alerta para riscos de crescimento descendente na área do euro. Saiba mais sobre a avaliação atual da Presidente do BCE, Christine Lagarde. #BCE #CrescimentoEconómico #ChristineLagarde

Conselho do BCE alerta para riscos de crescimento descendente
O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) continuou a identificar riscos descendentes para o crescimento na sua recente reunião, de acordo com a Presidente do BCE, Christine Lagarde. De acordo com as previsões publicadas em Março pela equipa económica do BCE, o produto interno bruto (PIB) da área do euro deverá aumentar a taxas moderadas até 2026. Lagarde sublinhou que, apesar do fraco desempenho económico no primeiro trimestre, é esperada uma recuperação, particularmente através do sector dos serviços.
Como esperado, o BCE decidiu manter inalteradas as taxas de juro diretoras e os programas de compra de ativos. No entanto, tem sido discutido um possível corte na taxa de juros caso a inflação se aproxime da meta. Lagarde previu que a inflação flutuará em torno dos níveis actuais nos próximos meses e diminuirá mais tarde. Ela também espera uma redução gradual dos gargalos no mercado de trabalho.
A avaliação prevalecente do Conselho do BCE reflecte uma posição cautelosa, apontando para as incertezas na situação económica e a necessidade de uma possível flexibilização monetária. O BCE permanece assim preparado para uma situação económica em mudança e mantém-se atento a medidas como potenciais cortes nas taxas de juro, a fim de poder reagir adequadamente aos desenvolvimentos.