Inquérito do BCE: As previsões de inflação permanecem inalteradas
A inflação na zona euro cai para 2,4% em 2022. As previsões dos especialistas permanecem estáveis. Saiba mais sobre os desenvolvimentos atuais.

Inquérito do BCE: As previsões de inflação permanecem inalteradas
Os resultados do último inquérito do Banco Central Europeu (BCE) a analistas profissionais do euro mostram estabilidade nas previsões de inflação em comparação com o inquérito anterior, há três meses. Os analistas esperam que a inflação na zona euro seja de 2,4% este ano. No longo prazo, está prevista uma taxa de inflação de 2,0% para 2025, 2026 e além.
Particularmente destacada é a estimativa do núcleo da inflação, que se fixa em 2,6% para 2024 e para os anos seguintes, caindo ligeiramente para 2,1% em 2025 e estável em 2,0% em 2026. As previsões de crescimento económico também foram revistas ligeiramente em baixa. Assim, o produto interno bruto (PIB) deverá crescer 0,5% este ano, seguido de um crescimento de 1,4% no próximo ano e em 2026. Nos anos seguintes, prevê-se um ligeiro abrandamento para um crescimento de 1,3%.
As previsões de inflação estável e os ajustamentos moderados no crescimento económico indicam que os especialistas esperam uma certa estabilidade e equilíbrio no desenvolvimento económico da Zona Euro. Estas avaliações poderão indicar que as medidas do BCE para controlar a inflação e promover o crescimento económico são consideradas eficazes. Contudo, resta saber se factores externos ou acontecimentos inesperados influenciarão estas previsões e possivelmente levarão a ajustamentos.