O BCE terá de reduzir as taxas de juro: especialista financeiro explica os antecedentes e os efeitos da política monetária.
De acordo com um relatório do finanzmarktwelt.de, os mercados esperam que o Banco Central Europeu (BCE) seja forçado a reduzir significativamente as taxas de juro para apoiar a fraca economia da zona euro. As previsões dos mercados monetários para o próximo ano sugerem um corte total de pontos percentuais nas taxas de juro, em comparação com uma expectativa anterior de 75 pontos base. Esta evolução é impulsionada principalmente pelo fraco desempenho económico na Alemanha, o que poderá forçar o BCE a afrouxar a sua política monetária para evitar uma recessão económica acentuada. O ajuste da taxa de juros ocorreu após a queda inesperadamente acentuada nas vendas no varejo em...

O BCE terá de reduzir as taxas de juro: especialista financeiro explica os antecedentes e os efeitos da política monetária.
De acordo com um relatório de finanzmarktwelt.de,
Os mercados esperam que o Banco Central Europeu (BCE) seja forçado a reduzir significativamente as taxas de juro para apoiar a fraca economia da zona euro. As previsões dos mercados monetários para o próximo ano sugerem um corte total de pontos percentuais nas taxas de juro, em comparação com uma expectativa anterior de 75 pontos base. Esta evolução é impulsionada principalmente pelo fraco desempenho económico na Alemanha, o que poderá forçar o BCE a afrouxar a sua política monetária para evitar uma recessão económica acentuada.
O ajustamento da taxa de juro ocorreu após uma queda mais acentuada do que o esperado nas vendas a retalho no Reino Unido em Outubro (-2,7%) e dados fracos sobre o emprego nos EUA que sugeriram que as pessoas desempregadas estão a ter dificuldade em encontrar novos empregos. A queda dos preços do petróleo para um mercado em baixa também aumentou os receios de uma recessão global. Isso fez com que os preços dos títulos subissem e os rendimentos caíssem.
No entanto, alguns membros do BCE sublinharam que é demasiado cedo para pensar numa flexibilização da política monetária. Eles planejam manter as taxas de juros em níveis mais elevados por enquanto. A taxa de inflação também abrandou significativamente, o que os membros do BCE justificam como razão para interromper os aumentos das taxas de juro.
Esta evolução mostra que os mercados e os membros do BCE estão divididos quanto à política monetária futura. A incerteza poderá levar a um aumento da volatilidade nos mercados financeiros e impactar as decisões de investimento. Uma redução significativa das taxas de juro por parte do BCE teria impacto em todo o sector financeiro, especialmente bancos e companhias de seguros. Isto poderia resultar em retornos mais baixos e possivelmente numa reavaliação dos investimentos.
Resta saber como o BCE reagirá às expectativas do mercado e como isso afectará a economia e o sector financeiro.
Leia o artigo fonte em finanzmarktwelt.de