Trabalhadores qualificados necessitados: a sucessão empresarial como tábua de salvação para a economia?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Ministro da Economia, Hoffmeister-Kraut, enfatiza a sucessão empresarial e as oportunidades para trabalhadores qualificados na conferência ministerial em Estugarda.

Wirtschaftsministerin Hoffmeister-Kraut betont Unternehmensnachfolge und Chancen für Fachkräfte auf Ministerkonferenz in Stuttgart.
O Ministro da Economia, Hoffmeister-Kraut, enfatiza a sucessão empresarial e as oportunidades para trabalhadores qualificados na conferência ministerial em Estugarda.

Trabalhadores qualificados necessitados: a sucessão empresarial como tábua de salvação para a economia?

Na situação económica actual, abrem-se novas oportunidades para especialistas e gestores. A Ministra da Economia, Nicole Hoffmeister-Kraut, sublinha que as reduções da força de trabalho na indústria afectam muitas pessoas experientes que são agora consideradas como potenciais sucessores das empresas. Ela disse isto antes da conferência de dois dias dos ministros económicos dos estados federais em Estugarda, que visa simplificar e acelerar os processos de aquisição. Além disso, deverá ser dada especial atenção ao tema da sucessão empresarial, nomeadamente através de uma maior consideração nas ofertas de colocação de pólos regionais. O desejo é enviar um sinal forte ao governo federal para encontrar soluções de longo prazo.

Uma análise do KfW Succession Monitoring for SMEs 2024 mostra que 54% dos proprietários de empresas na Alemanha têm 55 anos de idade ou mais. Entre 2024 e 2028, 14% das médias empresas enfrentarão sucessão empresarial, o que afeta cerca de 106 mil empresas por ano. Estes números sublinham a urgência da questão num momento em que muitas empresas enfrentam problemas de transferência.

Desenvolvimentos estatísticos

Em particular em Baden-Württemberg, onde decorre a conferência, segundo o Serviço Estatal de Estatística, foram registadas um total de 5.986 transferências de empresas em 2022, e no ano seguinte foram 6.088. A importância da sucessão empresarial é reforçada pelo facto de nem todos os empresários com planos de reforma pretenderem continuar ativamente os seus negócios. Tal como relata a KfW Research, um total de 231.000 empresas estão a considerar o desmantelamento até ao final de 2025, o que agrava ainda mais os desafios do mercado.

No entanto, um plano de sucessão esclarecedor tem um impacto positivo na vontade de investir. Com sucessão garantida, os investimentos aumentam em média 40%. Em contraste, a falta de clareza sobre os resultados sucessores leva a um declínio no investimento. Um dos maiores obstáculos nas sucessões empresariais é a falta de candidatos sucessores adequados, mencionada por 72% dos empresários afetados, seguida de acordo sobre o preço de compra (32%) e complexidades burocráticas e jurídicas (31%).

Foco em startups e empreendedorismo

A conferência ministerial abordará também a promoção do empreendedorismo e a melhoria das condições para os fundadores. Os chefes de departamento apelam ao governo federal para reduzir a burocracia e melhorar as condições de enquadramento para o capital de risco privado. Uma preocupação central é a eliminação dos obstáculos à criação de uma empresa na Alemanha, com a intensificação das atividades de criação de empresas por parte das mulheres, em particular. A Ministra Federal da Economia, Katherina Reiche, estará conectada digitalmente à conferência para apoiar a discussão.

No geral, os sinais apontam para mudanças nas médias empresas alemãs. A transição profissional das empresas é crucial para garantir a estabilidade económica e dar aos novos talentos a oportunidade de assumirem responsabilidades. Os próximos dias em Estugarda mostrarão até que ponto estes desafios estão a ser enfrentados.

Para mais informações você pode ler os artigos de Tempo on-line e Pesquisa KfW ler.