Escassez de mão de obra qualificada na indústria de semicondutores – Como isso afeta os mercados financeiros?
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, um estudo não publicado do Instituto Económico Alemão (IW) mostra que a lacuna de competências na indústria de semicondutores aumentou acentuadamente. Em comparação com o ano anterior, a diferença aumentou 30 por cento, de cerca de 62 mil para mais de 82 mil. Tanto as profissões académicas como as de formação são afetadas. Este desenvolvimento poderá ter um impacto significativo no mercado e na indústria financeira. A crescente escassez de trabalhadores qualificados na indústria de semicondutores pode comprometer o estabelecimento bem-sucedido de novas fábricas de chips e a expansão dos locais existentes, como enfatiza a autora do estudo, Sabine Köhne-Finster. Espera-se que a necessidade de trabalhadores qualificados não seja satisfeita num futuro próximo por...

Escassez de mão de obra qualificada na indústria de semicondutores – Como isso afeta os mercados financeiros?
De acordo com um relatório de www.tagesspiegel.de, um estudo não publicado do Instituto Económico Alemão (IW) mostra que a lacuna de competências na indústria de semicondutores aumentou acentuadamente. Em comparação com o ano anterior, a diferença aumentou 30 por cento, de cerca de 62 mil para mais de 82 mil. Tanto as profissões académicas como as de formação são afetadas.
Este desenvolvimento poderá ter um impacto significativo no mercado e na indústria financeira. A crescente escassez de trabalhadores qualificados na indústria de semicondutores pode comprometer o estabelecimento bem-sucedido de novas fábricas de chips e a expansão dos locais existentes, como enfatiza a autora do estudo, Sabine Köhne-Finster. Espera-se que a necessidade de trabalhadores qualificados não possa ser satisfeita pelos jovens provenientes de formação e estudos num futuro próximo.
As fábricas planeadas da Intel em Magdeburg e da TSMC em Dresden poderão enfrentar desafios devido à escassez de trabalhadores qualificados. Os restantes 30 por cento de empregos que exigem especialistas em tarefas complexas poderão afectar a produtividade e o desenvolvimento económico das empresas da indústria de semicondutores.
É, portanto, essencial que os políticos e as empresas façam mais esforços para simplificar o processo de imigração e recrutamento. Caso contrário, a escassez de trabalhadores qualificados poderá ter um impacto negativo na capacidade de inovação e crescimento da indústria de semicondutores. Isto, por sua vez, teria consequências para toda a indústria tecnológica e para o mercado financeiro, uma vez que os investimentos na indústria de semicondutores poderiam ser afetados.
Leia o artigo original em www.tagesspiegel.de