Escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha: causas, efeitos e perspectivas para o mercado de trabalho
De acordo com um relatório de www.mdr.de, a Alemanha sofre de uma escassez de competências que é perceptível em vários setores. O serviço público também é criticado porque as crescentes exigências sobre a administração levam a um aumento da procura de trabalhadores qualificados. Devido às medidas Corona, muitos funcionários do setor de catering mudaram para outros setores, como logística e varejo. Esta fuga de cérebros levou a estrangulamentos em vários setores, embora o número total de pessoas empregadas na Alemanha tenha aumentado 15% nos últimos 20 anos. Especialistas do Instituto ifo de Pesquisa Econômica e do Instituto de Mercado de Trabalho e...

Escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha: causas, efeitos e perspectivas para o mercado de trabalho
De acordo com um relatório de www.mdr.de, a Alemanha sofre de uma escassez de trabalhadores qualificados, o que é perceptível em vários setores. O serviço público também é criticado porque as crescentes exigências sobre a administração levam a um aumento da procura de trabalhadores qualificados.
Devido às medidas Corona, muitos funcionários do setor de catering mudaram para outros setores, como logística e varejo. Esta fuga de cérebros levou a estrangulamentos em vários setores, embora o número total de pessoas empregadas na Alemanha tenha aumentado 15% nos últimos 20 anos.
Especialistas do Instituto Ifo de Investigação Económica e do Instituto de Mercado de Trabalho e Investigação Ocupacional (IAB) salientam que a Alemanha está agora exposta a uma maior concorrência por trabalhadores qualificados devido ao aumento do pleno emprego. Os setores que oferecem salários atrativos e condições de trabalho seguras podem ganhar pontos na luta por trabalhadores qualificados.
O sector público, em particular, beneficiou deste desenvolvimento, o que por sua vez levou a críticas de outros sectores. Os representantes dos ofícios apelam, portanto, a um requisito de moderação para o serviço público, a fim de limitar o número de empregos e os encargos para a economia e, assim, libertar mais trabalhadores qualificados.
Além da procura de trabalhadores domésticos qualificados, o IAB aponta o potencial inexplorado dos miniempregadores, dos imigrantes e dos trabalhadores mais velhos, a fim de contrariar a escassez de trabalhadores qualificados. A melhoria dos cuidados infantis também é citada como um factor crucial para atrair as mulheres para o emprego a tempo inteiro após a fase familiar.
Globalmente, é claro que a escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha tem várias causas e que são necessárias diversas medidas para contrariar esta situação e equilibrar a mão-de-obra nos vários sectores.
Leia o artigo fonte em www.mdr.de