Escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha Central: Preocupações com o futuro entre as empresas do Leste
De acordo com um relatório de www.mdr.de, a escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha Central é um problema grave que só irá piorar no futuro. Empresas como a “Ambulanz Mobile” em Schönebeck já sofrem com a escassez de electricistas, o que está a levar a um atraso na produção e a uma perda de vendas de até 15 milhões de euros. De acordo com cálculos do Ministério Federal do Trabalho, um total de 670.000 trabalhadores perder-se-ão nas regiões do mercado de trabalho de Chemnitz, Dresden, Erfurt, Halle/Leipzig e Magdeburg até 2040. Esta situação representará um grande desafio para as empresas da Alemanha Central. Recrutar trabalhadores qualificados, especialmente nas áreas de TI e engenharia mecânica, é difícil, pois muitos licenciados tendem a...

Escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha Central: Preocupações com o futuro entre as empresas do Leste
De acordo com um relatório de www.mdr.de, a escassez de trabalhadores qualificados na Alemanha Central é um problema grave que só irá piorar no futuro. Empresas como a “Ambulanz Mobile” em Schönebeck já sofrem com a escassez de electricistas, o que está a levar a um atraso na produção e a uma perda de vendas de até 15 milhões de euros. De acordo com cálculos do Ministério Federal do Trabalho, um total de 670.000 trabalhadores perder-se-ão nas regiões do mercado de trabalho de Chemnitz, Dresden, Erfurt, Halle/Leipzig e Magdeburg até 2040. Esta situação representará um grande desafio para as empresas da Alemanha Central.
O recrutamento de trabalhadores qualificados, especialmente nas áreas de TI e engenharia mecânica, é difícil, uma vez que muitos licenciados tendem a procurar emprego na Alemanha Ocidental. Empresas como a “Vector Informatik” estão a tentar recrutar futuros funcionários directamente nas universidades, a fim de contrariar a escassez de trabalhadores qualificados. O elevado número de estudantes estrangeiros nas universidades da Alemanha Oriental também desempenha um papel importante.
A imigração de trabalhadores qualificados também é vista como parte da solução. Uma empresa de ambulâncias em Schönebeck já emprega cerca de 15% dos seus funcionários estrangeiros e planeia contratar estagiários de El Salvador e do Vietname. Contudo, as empresas relatam dificuldades burocráticas e desvantagens de localização em relação à xenofobia.
Se o problema dos trabalhadores qualificados na Alemanha Central não for resolvido, as empresas enfrentarão uma maior concorrência pelos restantes trabalhadores. Isto poderia levar empresas menos produtivas a abandonar o mercado ou mesmo a ter de abandonar a Alemanha.
Leia o artigo fonte em www.mdr.de