A escassez de trabalhadores qualificados e a burocracia estão a colocar pressão sobre as empresas artesanais da Renânia do Norte-Vestfália - um especialista financeiro analisa a situação.
De acordo com um relatório de www1.wdr.de, as empresas artesanais na Renânia do Norte-Vestfália registaram um aumento médio nas vendas de 6% no ano passado. No entanto, o presidente da Handwerk.NRW está preocupado porque as vendas estão novamente a diminuir lentamente. A crise da construção, em particular, está a causar preocupação a muitas empresas, uma vez que os projectos de construção de grande escala estão suspensos devido à situação económica. Isto tem um impacto particular na indústria da construção, que representa uma grande proporção das vendas de artesanato. No entanto, os negócios nas áreas do clima e da energia ainda são procurados. Há aqui uma necessidade urgente de trabalhadores qualificados, mas isso é dificultado pela escassez de trabalhadores qualificados. A escassez de trabalhadores qualificados tem um impacto negativo nas vendas porque...

A escassez de trabalhadores qualificados e a burocracia estão a colocar pressão sobre as empresas artesanais da Renânia do Norte-Vestfália - um especialista financeiro analisa a situação.
De acordo com um relatório de www1.wdr.de,
As empresas artesanais na Renânia do Norte-Vestfália registaram um aumento médio nas vendas de seis por cento no ano passado. No entanto, o presidente da Handwerk.NRW está preocupado porque as vendas estão novamente a diminuir lentamente. A crise da construção, em particular, está a causar preocupação a muitas empresas, uma vez que os projectos de construção de grande escala estão suspensos devido à situação económica. Isto tem um impacto particular na indústria da construção, que representa uma grande proporção das vendas de artesanato. No entanto, os negócios nas áreas do clima e da energia ainda são procurados. Há aqui uma necessidade urgente de trabalhadores qualificados, mas isso é dificultado pela escassez de trabalhadores qualificados.
A escassez de trabalhadores qualificados tem um impacto negativo nas vendas porque a falta de artesãos afecta o processamento de encomendas. Embora o número de novos estagiários seja estável, ainda há necessidade de trabalhadores mais qualificados e de jovens talentos. Além disso, a burocracia exerce pressão sobre as pequenas empresas, razão pela qual o alívio nesta área seria de grande importância. Os novos regulamentos estatais de construção na Renânia do Norte-Vestefália destinam-se a facilitar os procedimentos de licença de construção, o que é positivo para certas profissões, como a alvenaria ou a carpintaria. As exigências ao Estado incluem a redução dos impostos sobre a propriedade e a retirada de um imposto sobre matérias-primas.
A atual evolução na indústria da construção e no artesanato na Renânia do Norte-Vestefália mostra que, apesar de alguns desafios, existem sinais positivos. No entanto, o impacto a longo prazo no mercado e no setor financeiro poderá ser influenciado por vários fatores, como a escassez de trabalhadores qualificados e os encargos burocráticos. Resta saber como a situação irá evoluir.
Leia o artigo fonte em www1.wdr.de