Presidente do Fed, Powell, reduz esperanças de cortes nas taxas de juros
O chefe do Fed, Powell, está a diminuir as esperanças de cortes iminentes nas taxas de juro nos EUA, tendo em conta a inflação elevada. Saiba mais sobre a política monetária atual. #Fed #cortes nas taxas de juros #política econômica

Presidente do Fed, Powell, reduz esperanças de cortes nas taxas de juros
O presidente da Reserva Federal, Jerome Powell, atenuou as expectativas de cortes iminentes nas taxas de juro, tendo em conta a inflação persistentemente elevada nos EUA. In a statement in Washington, Powell stressed that current inflation data does not provide greater confidence for a rate adjustment. If inflation remains at a high level, the central bank would maintain its strict monetary policy as long as necessary. Os números mais recentes sugerem que poderá demorar mais tempo do que o esperado para reverter as taxas de juro.
Em Março, os dados da inflação mostraram novamente um aumento acima das previsões, com os preços no consumidor a subirem 3,5 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado. O Federal Reserve visa uma taxa de inflação de 2%. A economia dos EUA também parece ter um mercado de trabalho robusto, levantando a possibilidade de o banco central poder reduzir as taxas de juro mais tarde do que o planeado.
Na sua última reunião, em março, a Reserva Federal manteve as taxas de juro estáveis e indicou possíveis cortes no final do ano. A actual taxa de juro directora situa-se entre 5,25 e 5,5 por cento, atingindo o seu nível mais elevado em mais de duas décadas. Os bancos comerciais podem pedir dinheiro emprestado ao banco central a esta taxa. A perspectiva de um corte iminente nas taxas de juros permanece silenciosa por enquanto, disse Powell.