Política do Fed em catástrofe: especialista financeiro alerta sobre falha do mercado
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, Mark Spitznagel, fundador e diretor de investimentos da Universa Investments, alerta para o estouro de uma bolha de dívida e prevê uma falha catastrófica do mercado devido às atuais políticas do Fed. De acordo com Spitznagel, a situação actual do mercado é a maior bomba-relógio de barril de pólvora da história financeira e pior do que a situação no final da década de 1920, antes da Grande Depressão. Ele espera que o mercado de ações suba e depois caia acentuadamente à medida que a Reserva Federal reduz as taxas de juro. Spitznagel vem alertando há algum tempo sobre os efeitos das injeções excessivas de liquidez e do endividamento excessivo causados pela política de baixas taxas de juros do Federal Reserve dos EUA na última década...

Política do Fed em catástrofe: especialista financeiro alerta sobre falha do mercado
De acordo com um relatório de www.finanzen.net,
Mark Spitznagel, fundador e diretor de investimentos da Universa Investments, alerta para o estouro de uma bolha de dívida e prevê uma falha catastrófica do mercado devido à atual política do Fed. De acordo com Spitznagel, a situação actual do mercado é a maior bomba-relógio de barril de pólvora da história financeira e pior do que a situação no final da década de 1920, antes da Grande Depressão. Ele espera que o mercado de ações suba e depois caia acentuadamente à medida que a Reserva Federal reduz as taxas de juro.
Spitznagel tem vindo a alertar há algum tempo sobre os efeitos das injecções excessivas de liquidez e do endividamento excessivo causados pela política de taxas de juro baixas da Reserva Federal dos EUA durante a última década. Ele prevê que esta “bolha de crédito” acabará por conduzir a uma “falhas catastróficas do mercado”.
O desafio para a Reserva Federal, segundo Spitznagel, é que poderá ter de recorrer novamente a medidas de flexibilização para contrabalançar os efeitos negativos das elevadas taxas de juro. Embora o mercado esteja actualmente a desenvolver-se positivamente, ele espera inevitavelmente uma desaceleração e sublinha que o clima é muito negativo, apesar da actual evolução do mercado.
Como especialista financeiro, Spitznagel alerta para o dilema do risco para os investidores. Embora ele não considere os títulos do governo um porto seguro, eles são um porto de esperança. No entanto, a redução do risco não visa proteger-se dos mercados, mas sobretudo de si mesmo. Ele não considera que a diversificação seja a solução, pois pode reduzir as perdas numa crise, mas tem de ser paga na fase de recuperação.
Os avisos de Mark Spitznagel devem ser levados a sério, pois baseiam-se numa análise sólida da situação actual do mercado e do impacto da política do Fed. É, portanto, aconselhável rever a sua própria estratégia de investimento e ser cauteloso quanto aos possíveis riscos do mercado.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net