Especialista financeiro analisa novo orçamento federal para 2024 e os efeitos na economia e nos consumidores
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de, os partidos da coligação dos semáforos discutiram durante semanas sobre duras medidas de austeridade. A Comissão Orçamental aprovou agora o orçamento para 2024. O Bundestag e o Bundesrat ainda têm de tomar uma decisão final sobre este assunto. O orçamento prevê despesas de 476,8 mil milhões de euros e novos empréstimos de cerca de 39 mil milhões de euros. A decisão do Comité Orçamental de permitir que o travão à dívida volte a produzir plenos efeitos poderá ter um impacto no mercado e no sector financeiro. Os planeados impostos mais elevados sobre os voos e o preço do CO2 para reabastecimento e aquecimento poderão aumentar os gastos dos consumidores. Isso pode levar a um menor poder de compra e a um declínio no...

Especialista financeiro analisa novo orçamento federal para 2024 e os efeitos na economia e nos consumidores
De acordo com um relatório de www.tagesschau.de,
Os partidos da coligação dos semáforos têm discutido durante semanas sobre duras medidas de austeridade. A Comissão Orçamental aprovou agora o orçamento para 2024. O Bundestag e o Bundesrat ainda têm de tomar uma decisão final sobre este assunto. O orçamento prevê despesas de 476,8 mil milhões de euros e novos empréstimos de cerca de 39 mil milhões de euros.
A decisão do Comité Orçamental de permitir que o travão à dívida volte a produzir plenos efeitos poderá ter um impacto no mercado e no sector financeiro. Os planeados impostos mais elevados sobre os voos e o preço do CO2 para reabastecimento e aquecimento poderão aumentar os gastos dos consumidores. Isso poderia levar à redução do poder de compra e ao declínio do consumo. Além disso, os custos mais elevados poderão pesar sobre os sectores da construção e da agricultura, o que poderá levar a aumentos de preços dos produtos agrícolas.
Os investimentos planeados na protecção do clima e o abandono dos subsídios poderão ter impacto em vários sectores da economia. Por exemplo, as empresas que constroem novos edifícios amigos do clima poderiam beneficiar, enquanto outras que dependem de subsídios poderiam sofrer perdas. As mudanças planeadas na política agrícola também poderão levar a protestos massivos e afectar o fornecimento de produtos agrícolas.
O cumprimento do freio à dívida com a possibilidade de aprovação de empréstimos adicionais para apoio internacional mostra que a estabilidade financeira do governo deve ser mantida. Contudo, resta saber como estas medidas irão afectar o desenvolvimento económico e o sector financeiro.
Leia o artigo fonte em www.tagesschau.de