Análises de peritos financeiros: Congelamento orçamental e suspensão do travão da dívida como resgate económico alemão?
De acordo com um relatório de www.berliner-zeitung.de, o governo federal impôs o congelamento orçamental e planeia suspender o travão da dívida em 2023. Isto levanta a questão de saber se estas medidas podem salvar a economia alemã de uma queda livre. A queda dos gastos das famílias já estava a amplificar a contracção da economia antes da crise orçamental, e o produto interno bruto (PIB) caiu 0,1 por cento nos três meses até Setembro. Os gastos dos consumidores caíram 0,3% em relação ao trimestre anterior, enquanto os gastos do governo aumentaram. Os elevados preços dos alimentos enfraquecem o poder de compra das famílias, o que tem um impacto negativo sobre...

Análises de peritos financeiros: Congelamento orçamental e suspensão do travão da dívida como resgate económico alemão?
De acordo com um relatório de berliner-zeitung.de, o governo federal impôs um congelamento orçamental e planeia suspender o travão da dívida em 2023. Isto levanta a questão de saber se estas medidas podem proteger a economia alemã de uma queda livre.
A queda dos gastos das famílias já estava a amplificar a contracção da economia antes da crise orçamental, e o produto interno bruto (PIB) caiu 0,1 por cento nos três meses até Setembro. Os gastos dos consumidores caíram 0,3% em relação ao trimestre anterior, enquanto os gastos do governo aumentaram. Os preços elevados dos alimentos enfraquecem o poder de compra das famílias, o que tem um impacto negativo no clima de consumo. A previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) diz que a Alemanha é o único país industrializado cuja economia irá encolher este ano.
O futuro da economia alemã é prejudicado pelos elevados preços da energia e pelo fraco crescimento global. Contudo, os investimentos em equipamentos e edifícios deram um impulso positivo. O comércio com países estrangeiros está em declínio, levando a um declínio nas exportações e importações. No entanto, o novo índice do Instituto Ifo mostra uma ligeira melhoria no clima empresarial.
O impacto das medidas do governo federal na economia alemã é difícil de estimar. A suspensão planeada do freio à dívida e o congelamento do orçamento poderiam ajudar a aumentar as despesas públicas e, assim, estimular a economia. No entanto, as dificuldades persistentes devido aos elevados preços da energia e à queda dos números das exportações poderão potencialmente compensar os efeitos positivos. É, portanto, crucial acompanhar de perto a evolução dos próximos trimestres, a fim de realizar uma análise aprofundada do real impacto no mercado e no setor financeiro.
Leia o artigo original em www.berliner-zeitung.de