Análises de especialistas financeiros: Mercado imobiliário de Berlim em crise - O que compradores e agentes precisam prestar atenção
De acordo com um relatório da www.faz.net, o mercado imobiliário em Berlim tornou-se significativamente mais difícil desde a recuperação das taxas de juro e da inflação. Agora, leva de três a seis meses para uma propriedade ser vendida, em comparação com apenas quatro semanas em 2021. As dificuldades estão particularmente no negócio de construção nova, uma vez que os compradores se tornaram mais cautelosos e demoram mais tempo para tomar uma decisão. Espera-se um mercado ainda mais difícil para 2024. A redução dos rendimentos e a queda dos preços dos imóveis levaram a uma tendência de queda no número de agentes. Devido ao ambiente de mercado desafiador, muitos corretores ocasionais pouco qualificados...

Análises de especialistas financeiros: Mercado imobiliário de Berlim em crise - O que compradores e agentes precisam prestar atenção
De acordo com um relatório da www.faz.net, o mercado imobiliário em Berlim tornou-se significativamente mais difícil desde a recuperação das taxas de juro e da inflação. Agora, leva de três a seis meses para uma propriedade ser vendida, em comparação com apenas quatro semanas em 2021. As dificuldades estão particularmente no negócio de construção nova, uma vez que os compradores se tornaram mais cautelosos e demoram mais tempo para tomar uma decisão. Um mercado ainda mais difícil é esperado para 2024.
A redução dos rendimentos e a queda dos preços dos imóveis levaram a uma tendência decrescente no número de agentes. Muitos corretores ocasionais pouco qualificados param de trabalhar devido ao ambiente desafiador do mercado. Além disso, a atividade de corretagem tornou-se mais exigente devido às crescentes exigências de conhecimento de mercado e de conhecimento especializado.
A digitalização também está a ter impacto no setor imobiliário, com algumas empresas, como a Homeday e a McMakler, a cortar postos de trabalho, enquanto outras, como a Von Poll Immobilien, dependem de aconselhamento profissional e abrangente de especialistas imobiliários competentes. A entrada de novos fornecedores como o Neho, com um modelo de comissões significativamente mais baixo, mostra que o mercado na Alemanha ainda tem potencial para concorrência.
Isto representa um desafio para a indústria financeira, uma vez que os processos estão a tornar-se cada vez mais complexos e os custos não podem ser geridos sem elevados números de vendas. No entanto, a estabilização da procura num nível baixo e os custos de financiamento da construção atualmente reduzidos poderão levar a uma recuperação do mercado, segundo a associação industrial IVD.
Em suma, o setor financeiro enfrenta um período de adaptação e reestruturação para responder aos novos desafios do mercado imobiliário.
Leia o artigo fonte em www.faz.net